Ouça ao vivo

Valinhos adota racionamento de água

Foto: Divulgação/DAEV

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos, DAEV, anunciou que o município passa a adotar a partir desta sexta-feira o Programa de Racionamento de Água, realizando rodízios programados de abastecimento, com interrupção do fornecimento entre às 10h e 4h.  

Segundo nota da Prefeitura, o racionamento foi necessário por causa da situação hídrica da cidade, causada pelo período de estiagem.

O DAEV informou que as medidas paliativas executadas até agora não foram suficientes, por causa da baixa captação e o alto consumo dos moradores.

A cidade foi dividida em quatro regiões, que ficam sem o abastecimento entre às 10h e às 4h por dois dias na semana. As unidades de saúde e educação terão suporte de abastecimento com caminhão-pipa. 

Quem desperdiçar água tratada será multado por servidores do DAEV ou pela Guarda Civil Municipal. Nos casos de desperdício de água são aplicadas multas no valor inicial de R$ 441,21.

O cálculo da multa é multiplicado em caso de reincidência, dobrando na segunda vez e assim sucessivamente.

Ficam proibidas em Valinhos a lavagem de áreas internas e externas de imóveis, inclusive telhados, a drenagem de caixas d’água e de piscina e a lavagem de veículos não autorizados.

Denúncias de desperdício podem ser feitas na Central de Atendimento do DAEV, pelo telefone 0-8000-133-839.

Ainda não há data para o fim do rodízio de água. As regiões que terão o abastecimento interrompido podem ser consultadas no site do DAEV.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.