Um levantamento aponta que brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 8 segundos. Ao longo dos primeiros seis meses de 2021, houve um aumento de 15,6% nos ataques digitais em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações do Serasa Experian.
Para o economista Luiz Rabi, em razão da pandemia, a aceleração digital aumentou, e este é um dos motivos para o crescimento dos golpes. “Nós tivemos 1.960.000 tentativas de fraudes nesse primeiro semestre de 2021. E de fato, a pandemia acabou contribuindo de forma significativa sobre este número porque as pessoas passaram a utilizar meios mais digitais, onde o pouco cuidado de apresentar seus dados pessoais nesses mundos digitais de transações, acaba sendo uma forma muito fácil de aplicarem golpes”, afirma.
E apesar de estarem mais familiarizados com o mundo digital, os jovens são as principais vítimas das fraudes, aponta a pesquisa. “O principal destaque foi justamente os mais jovens, pessoas que tem até 25 anos de idade, porque são normalmente pessoas que estão mais conectados”, explica.
Entre as tentativas de golpes mais comuns estão a compra de celulares com documentos falsos ou roubados, emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, abertura de conta em bancos, compra de automóveis e abertura de empresas.
Para o especialista, é preciso muita cautela nas redes sociais para não ter dados expostos. “Evitem publicar número de telefone, endereço e principalmente o CPF nas redes sociais. Todo cuidado é pouco nesse mundo digital”, comenta.