Ouça ao vivo

Câmara aprova fim de placas de identificação em veículos de apps

Foto: Danilo Braga

A Câmara de Vereadores de Campinas aprovou em segunda discussão o projeto que retira a obrigatoriedade do uso de placas ou adesivos de identificação na parte externa dos carros utilizados por motoristas de transporte por aplicativo na cidade. O autor da projeto, vereador Nelson Hossri (PSD), argumentou no texto que as placas de identificação não possuem eficácia, e provocam transtornos aos motoristas, além de trazer insegurança para eles.

Segundo Hossri, desde o princípio da operação na cidade os motoristas de app enfrentaram problemas, como brigas com taxistas, e perseguição de agentes públicos, e atualmente eles seguem tendo problemas como o alto percentual repasse às plataformas e o preço dos combustíveis. Mas dentre todas as complicações, remoção da placa era uma das principais demandas da categoria. “É uma demanda constante trazida por esses motoristas, então logo apresentei esse projeto para substituir, tirando da área externa a placa e colocando uma ventosa com QR code na área interna do veículo, e isso trará com certeza maior segurança tanto para os motoristas quanto para os passageiros”, afirma o vereador. Hossri argumentou ainda que as placas foram fatores de risco em mortes de motoristas de aplicativos ocorridas após assaltos na cidade em 2018 e 2020.

O motorista de aplicativo, Antônio Vieira, comemorou a aprovação da proposta, afirmando que isso trará maior segurança para categoria. Além disso, ele afirma que passa a haver um motivo a menos para problemas junto à fiscalização, já que ele afirma que já teve o carro guinchado pela Emdec após uma das placas cair durante a viagem. “Chegando ao Shopping Iguatemi havia uma fiscalização, quando parei o fiscal da Emdec já mandou eu descer do carro dizendo que o veículo seria apreendido pois estava faltando uma plaquinha na porta, e realmente a plaquinha do lado da porta do passageiro deve ter caído durante a viagem com vento, então foi lavrada a multa meu carro foi guinchado, essas plaquinhas estavam sendo para nós um empecilho muito grande”.

As placas de identificação nos veículos de transporte por aplicativo são obrigatórias desde o início de 2018, quando houve a regulamentação do transporte por aplicativo em Campinas. Agora, para a obrigatoriedade ser extinguida, é necessário que o Prefeito Dário Saadi sancione o texto que foi aprovado na Câmara.

A Emdec informou que, caso o projeto seja sancionado pelo prefeito, irá analisar a melhor forma de aplicar esta alteração em relação aos veículos de transporte pro aplicativo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.