O mês de setembro pode ser lembrado como Setembro Verde, período dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência. Em Campinas, segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade contabiliza na época 1,1 milhão habitantes, sendo que 305 mil eram pessoas com algum tipo de deficiência, seja mental, auditiva, motora ou visual. Esse número representava 28% da população.
Para auxiliar esses moradores, a Prefeitura de Campinas possui atualmente seis tipos de serviços focados a esse público: a plataforma Emprega Bem, o Cartão Bem Acessível, o Programa de Acessibilidade Inclusiva, o Guia Digital Caminhos da Inclusão, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) e a Central de Interpretação de Libras (CIL).
Neste ano a administração criou um site e uma cartilha sobre o tema e está desenvolvendo o Plano Municipal de Rotas Acessíveis, como explica Vandecleya Moro, Secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
“Primeiro nós fizemos um levantamento de quais serviços públicos, os principais, e quais as rotas para que as pessoas possam chegar até eles. Nós estamos pensando, quando falamos dessa audiência, de como chegar até o serviço público de forma acessível, mas é fundamental também que essa acessibilidade esteja no serviço público. Nós temos nos empenhado muito para que isso aconteça, não seja uma política pública só escrita no papel e sim que ela se efetive, dando acessibilidade. Nós estamos dizendo sobre todo tipo de acessibilidade, seja arquitetônico, dando acesso; social, para que possa receber essa pessoa de forma adequada”.
E o mercado de trabalho é um dos desafios dos deficientes. O sistema Emprega Bem faz a conexão entre empresa e futuro colaborador e ajuda as pessoas com deficiência a encontrar uma oportunidade.
“Um é municipal, totalmente municipal, é o Emprega Bem. As empresas fazem o cadastro nesse sistema e nós entramos em contato com a pessoa com deficiência para que ela possa se adequar aquela vaga, para ser encaminhada para uma entrevista de emprego. E ainda mais, nós fazemos toda a orientação para a empresa se adequar, porque as vezes é uma pessoa cadeirante, um surdo, cego, então temos que adequar a empresa para receber esse trabalhador”.
Outro auxílio é o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência de Campinas. Esse trabalho tem como objetivo reunir e disponibilizar informações e serviços de interesse dos moradores, como por exemplo, ajudar o munícipe a solicitar um documento.
Para entrar em contato com o Centro envie uma mensagem pelo WhatsApp no número 19) 99119-5316.