CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Carlos Gomes recebe homenagem no 125º aniversário de morte

O maestro Campineiro Carlos Gomes recebeu uma homenagem nesta quinta-feira (16), dia que completa 125 de sua morte. Diversas entidades se reuniram na Praça Bento Quirino, no Centro de Campinas,

Carlos Gomes recebe homenagem no 125º aniversário de morte
Foto: Francisco Lima Neto

O maestro Campineiro Carlos Gomes recebeu uma homenagem nesta quinta-feira (16), dia que completa 125 de sua morte. Diversas entidades se reuniram na Praça Bento Quirino, no Centro de Campinas, em frente ao seu monumento-túmulo, para celebrar sua vida e obra.

O evento faz parte da do Mês Carlos Gomes, no qual a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza uma programação especial em comemoração à vida e obra do compositor campineiro.

Foram depositadas coroas de flores no monumento, enquanto algumas de suas composições eram tocadas em caixas de som.

O evento contou com representantes do Conservatório Carlos Gomes, da Academia das Forças Armadas, do Rotary Carlos Gomes, do Rotary Cambuí, e da Loja Maçônica Carlos Gomes.

Cerca de 30 pessoas acompanharam a celebração, que foi conduzida por Alcides Acosta, presidente do Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA) e também da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL).

Segundo ele, o evento é para celebrar a vida e obra do maestro. “Carlos Gomes é o maior vulto cultural e musical de Campinas, do Brasil e das Américas. Ele teve quatro de suas óperas estreadas no grande palco do Scala de Milão, que era considerada a Meca da ópera no mundo. O nome de Campinas foi junto com ele. Ele projetou o nome de campinas internacionalmente no século 19”, disse.

A Secretária de Cultura Alexandra Caprioli, disse que a homenagem é para que os campineiros valorizem o maestro, que teve fama internacional maior do que aqui. “É nosso papel, e todas essas entidades fazem isso como uma missão, que é manter viva a memória. Muitas pessoas nem sabiam que aqui era o túmulo do Carlos Gomes. Toda vez que a gente está aqui e faz todas as atividades, alguém que nunca tinha ouvido falar ouve. Acho que é um trabalho de formiguinha, mas que a gente tem que continuar fazendo”, disse.

A homenagem terminou com uma apresentação da cantora lírica Marina Gabetta, que cantou a ópera “Quem Sabe”.

Saiba Mais

Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, em 1896. Foi compositor de óperas, gênero ao qual dedicou a maior parte de sua produção musical. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi se aperfeiçoar na Europa, em Milão, na Itália, onde se formou.

Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, O Guarani, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas.

Conteúdos