Um esquema para entregar de 10,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 até domingo foi divulgado pela Pfizer. Estão previstos nove voos, saindo de Miami (EUA), com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o primeiro deles ocorre nesta terça-feira.
As remessas irão completar o primeiro contrato de 100 milhões de doses com o Governo Federal. Apesar do cronograma não contemplar a entrega até o fim do terceiro trimestre, conforme acordo assinado em março de 2021, a Pfizer considera o fim do período até 3 de outubro, não representando atraso ou comprometimento na entrega dos lotes.
A explicação é que pelo fato da última semana de setembro se encerrar numa quinta-feira, os últimos lotes previstos para o mês chegarão até o dia 3 de outubro, reafirmando o compromisso com o Brasil para a entrega de 200 milhões de doses até o final de 2021.
Foi feito ainda outro contrato, assinado em 14 de maio, entre a Pfizer e Governo Federal, que prevê mais 100 milhões de vacinas entre outubro e dezembro. Até o momento, a Pfizer entregou no total ao Ministério da Saúde 89 milhões de doses, em 88 remessas.