O Aeroporto de Viracopos vai retomar os voos internacionais para Orlando, nos Estados Unidos, e Punta Del Leste, no Uruguai. Outras rotas terão a frequência aumentada neste final de ano. A retomada acontece por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19 por aqui, que permitiu que os países estrangeiros começassem a reabrir as fronteiras para o Brasil. O que vai facilitar a vida de muita gente que planeja viajar para as festas de fim de ano.
Segundo, o Diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, já existe a expectativa de ampliar a frequência de voos semanais para Lisboa, em Portugal e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
“Agora no mês de novembro essas frequências serão aumentadas em mais ou menos 30%, e no mês de dezembro, segundo informações fornecidas pela Azul, vamos retomar os voos para Orlando e também para Punta Del Leste no Uruguai”.
Além da retomada desses voos internacionais, registrou em setembro o maior movimento deste ano para um mês com 917.335 pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal. O número representa uma alta de 62,43% no total de passageiros em relação ao mesmo mês de 2020.
O aeroporto também aumentou sua relevância no cenário de transporte de cargas com uma alta de 48,74% no total de cargas movimentadas, em toneladas, nos primeiros nove meses de 2021 em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados indicam que o aeroporto teve os melhores nove meses desde o início da concessão.
De janeiro a setembro de 2021 foram embarcadas ou desembarcadas por Viracopos um total de 265.219 toneladas. No mesmo período do ano passado foram 178.307.
Muitas cargas são transportadas no porão das aeronaves de passageiros internacionais. Como as fronteiras foram fechadas e os voos internacionais de passageiros ficaram parados no auge da pandemia, toda essa carga do porão de passageiros, migrou para os voos cargueiros e Viracopos, como maior aeroporto cargueiro do Brasil, teve esse aumento expressivo da movimentação de cargas.
De acordo com Marcelo Mota, fora esse movimento de cancelamento da carga de porão e migração dela para os cargueiros de Viracopos, houve uma coincidência de uma crise mundial no setor de transporte marítimo, com redução do número de contêineres.
“Os trabalhadores portuários também tiveram dificuldades com a transmissão da Covid, paralisou bastante as atividades nos portos e isso fez com que muita carga do modal marítimo também migrasse para o modal aéreo, e a maior parte dessa carga para o Brasil veio para Viracopos, com isso Viracopos ganhou relevância significativa”.
De acordo com o diretor de operações, atualmente Viracopos é a segunda maior arrecadação e movimentação de carga da aduana federal. Só fica atrás do Porto de Santos.