Após semana de estabilidade, Cantareira opera com 28,1% do volume útil

Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

O Sistema Cantareira opera nesta sexta-feira com 28,1% da capacidade. Há uma semana ele operava com 28,2%, ou seja, houve uma queda de 0,1% em relação à capacidade total. Ao longo da semana o reservatório se manteve estável, alternando dias sem queda com dias de queda de 0,1%, até que na terça-feira ele subiu e aumentou 0,2% em relação à capacidade total, o que tem sido raro nos últimos meses. Mas depois disso já voltou a registrar quedas.

Há um mês o reservatório operava com 32,4% do volume útil, então em 30 dias o nível em relação à capacidade já baixou mais de 4%. Há um ano o Cantareira operava com 36,8% da capacidade.

O Sistema Cantareira abastece quase metade da população da região metropolitana de São Paulo, e também cidades que dependem dos rios das bacias PCJ, caso de Campinas, que obtém no rio Atibaia 95% da água utilizada na cidade. A liberação do Cantareira para as bacias PCJ está em 6,7 m³/s nesta sexta-feira.

Quanto aos níveis dos rios da região, o Atibaia registra mais de 12 m³/s na manhã desta sexta-feira no ponto de captação da Sanasa em Valinhos. O Rio Jaguari, em Jaguariúna, registra quase 6 m³/s, e o Rio Piracicaba, em Piracicaba, chegou a 35 m³/s.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mogi Mirim confirma 1ª morte por febre maculosa desde 2023

Blitz educativa em Campinas foca motociclistas, que representam quase metade das mortes no trânsito

Rios que abastecem Piracicaba seguem com nível e vazão abaixo da média em outubro 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.