Ouça ao vivo

Campinas é a 2ª do estado em roubos de caminhões

Foto: Divulgação/Receita Federal

Campinas é a cidade com o segundo maior número de ocorrências de roubo ou furto de caminhões no estado nos seis primeiros meses de 2021, ficando atrás somente da capital paulista. O Estado de São Paulo registrou 2.338 ocorrências de roubo ou furto de caminhões, caminhões-trator, reboques e semirreboques no primeiro semestre do ano, uma alta de 2,2% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Os roubos aumentaram enquanto os furtos diminuíram. Foram 1937 roubos, alta de 4,6%, e 401 furtos, queda de 8,2%. Os dados são do Boletim Econômico Tracker-FECAP, criado partir da análise dos boletins de ocorrência registrados no estado.

Rodrigo Abbud, diretor da empresa envolvida na análise, afirma que a retomada econômica é um dos motivos do aumento dos roubos, já que há uma movimentação maior de caminhões. “O roubo de furto de caminhões e veículos pesados está totalmente ligado à economia e ao desenvolvimento dela, ao longo de 2020 nós tivemos uma redução dos indicadores, porém com o passar do tempo e o reaquecimento da economia nós percebemos um aumento dos roubos de cargas e veículos”. Ele afirma que além da carga, os veículos também passaram a se tornar alvo, com o objetivo de serem levados para desmanches e as peças vendidas no mercado paralelo.

Abbud destaca que os grandes centros urbanos acabam concentrando o maior número de ocorrências pois há uma movimentação maior de mercadorias. Mas além de Campinas, outras duas cidades da região figuram entre as 10 primeiras com mais ocorrências do tipo no estado: Jaguariúna e Valinhos. “Cidades muito próximas à essas regiões também acabam sofrendo o impacto, pois você tem cidades muito próximas que não estão no eixo principal mas estão no entorno, então eles se tornam alvos dos bandidos por acabam sendo mais facilmente abordados”.

Um dos exemplos de abordagens em cidades menores citados por Abbud é quando os motoristas param para descanso em postos de combustíveis. Ainda de acordo com Abbud, os crimes do tipo estão aumentando devido ao alto valor das cargas transportadas, e também dos próprios veículos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.