Ouça ao vivo

Condição de pontos de ônibus incomoda moradores de Campinas

Foto: Thais Helena Bento

A atual condição de diversos pontos de ônibus em Campinas tem incomodado e atrapalhado o dia a dia de moradores. Este é o caso, por exemplo, do ponto localizado na Rua Constantino Suriane, no bairro Vila Marieta, onde passa a linha 348 (sentido bairro e Cidade Judiciária).

Rosa Pires é cuidadora de idosos e trabalha no local. Todos os dias ela pega o ônibus aproximadamente às 18h30 e tem dificuldades, como ficar sozinha nu lugar escuro e aguardar a linha que demora para passar: “É escuro, muito perigoso, tinha que ter mais iluminação e o ônibus passar no horário. Tem dias de eu ficar 1 hora no ponto, 40 minutos”, disse.

No caso de Claudia Bernardes, auxiliar de limpeza, ela utiliza mais o ponto de ônibus no período da manhã, mas como mora em frente ao local, a moradora explica como estão as condições do abrigo e afirma que já houve roubo na região: “O ponto está horrível, a iluminação está horrível. Eu moro aqui, sempre vejo a noite gente aqui no escuro. Não tem iluminação nenhuma, é um perigo. Ums mulher já me falou que foi assaltada aqui de noite”, contou.

Ainda no mandato de Jonas Donizette, o ex-prefeito assinou um contrato de concessão para a implantação de 894 novos pontos de ônibus, com padrão igual aos da Avenida Francisco Glicério. Além disso, seria realizado o fornecimento, implantação, remoção, reposição, remanejamento, manutenção, conservação e limpeza dos abrigos.

De acordo com nota da Emdec, os 894 pontos a serem instalados pela concessionária são da região com raio de 5 km a partir do Centro e corredores de transporte. Desse total, 341 abrigos estão sob gestão da concessionária, sendo 298 implantados por ela e outros 43 instalados por contrapartidas. O prazo de instalação segue até 2023.

A Setransp, Secretaria de Transportes, e a Emdec possuem um programa de pontos de ônibus que busca solucionar a demanda unidades sem cobertura. São 1,5 mil pontos de embarque, já mapeados, que apresentam maior demanda dos usuários. Desse total, cerca de 1,1 mil estão localizados em vias pavimentadas e terão a implantação de abrigos priorizada.

Com relação ao ponto de ônibus do bairro Vila Marieta, localizado na Praça José Polsak (no cruzamento da Rua Constantino Suriane x Avenida Francisco Perotti) ele está na relação de pontos a serem substituídos por abrigos com nova padronização visual, gradativamente, por meio de concessão pública.  A Emdec afirmou que fará uma vistoria no local para verificar as condições atuais de conservação. Já a iluminação pública do local é de responsabilidade da CPFL.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.