Ouça ao vivo

Despejo de lixo e entulho no Largo das Andorinhas revolta população

Foto: Valéria Hein

O Largo das Andorinhas, que fica no centro de Campinas, entre as ruas Thomaz Alves, Benjamin Constant e a Avenida Anchieta tem sido palco de uma situação que está causando a revolta de comerciantes e moradores. Quase todas as manhãs, a praça amanhece com as lixeiras utilizadas na coleta mecanizada tombadas, com o lixo todo revirado e espalhado pelo chão.

Na manhã desta sexta-feira, o cenário incluía entulhos de uma cama tipo box e de um armário. No site da prefeitura de Campinas, o Largo das Andorinhas é descrito como agradável e bem colorido com o plantio de 5 mil mudas de flores amarelas, vermelhas e laranja. Mas, ao contrário disso, para Maurício Ferreira, que tem um comércio no local, o cenário da praça está espantando os clientes. “Todos os dias que a gente chega pela manhã vê essa praça tomada pelo lixo. Moradores de rua tombam as caçambas. Isso espanta os clientes. Não tem ninguém que possa fazer nada?”

O problema passa pela própria falta de educação ambiental. Como a população não separa o lixo, alguns catadores despejam as lixeiras na calçada para fazer essa separação. De acordo com Luiz Bueno, que tem uma cafeteria de alto padrão na Rua Thomaz Alves, em frente ao largo das Andorinhas, a situação prejudica o comércio da região. “Eles não cuidam. É todo dia, além do entulho jogado pela própria população. Você chega aqui e tem uma má impressão. Tudo sujo. Junta mosca. Tudo na frente da Prefeitura, que vê isso e não faz nada”.

Os comerciantes também alegam que as lixeiras ocupam as vagas de idosos e interrompem as calçadas. Para a moradora, Darlene Navarro, que trabalha no centro, a situação é de descaso com a população. “O que estou vendo realmente é um descaso. Uma praça tão linda! É um descuido, um relaxo e uma judiação deixar um cartão postal do centro assim. Um descaso com a população”.

De acordo com a Prefeitura, o que aconteceu na praça trata-se de vandalismo e informou que o Departamento de Limpeza Urbana está com uma equipe no espaço para recolher os descartes irregulares e recolocar as caçambas no local correto. O DLU também vai intensificar a fiscalização noturna no local. A Administração reforça que disponibiliza Ecopontos para que a população descarte os materiais adequadamente. Na região central, há um Ecoponto na Estação Cultura. Também disponibiliza o Cata-treco, que recolhe material não orgânico, que na região central é feita diariamente.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.