Ouça ao vivo

Em Campinas, ministro reclama de corte de orçamento

Foto: Guilherme Pierangeli

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, reclamou nesta sexta-feira (8) sobre o remanejamento de recursos do Ministério para outras pastas. A reclamação foi feita na presença do Presidente Jair Bolsonaro, durante o evento de lançamento da 1ª Feira Brasileira do Nióbio, no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas.

O remanejamento retirou R$ 600 milhões do ministério de Pontes, e ocorreu após solicitação da área econômica do governo. Com o corte a pasta passou a ter somente R$ 89 milhões no orçamento. O ministro afirma estar trabalhando para reverter o quadro, que representa uma perda de 87% do orçamento do Ministério até o final do ano. “Fui pego de surpresa, esse corte foi implementado pelo Ministério da Economia, e toda vez que falta orçamento você coloca em risco o tripé que mantém a estrutura funcionando”.

Questionado se pensou em deixar o cargo após o remanejamento, Pontes disse que sim, mas afirma já ter mudado de ideia. “Eu confesso que ontem eu estava muito chateado, se você me perguntasse isso ontem eu diria que sim, mas vendo tudo isso aqui eu tenho que continuar pra levar isso pra frente, eu tenho um ministério que conheço o que estou fazendo, e isso faz diferença”.

O ministro deu um exemplo prático de como o investimento em ciência, tecnologia e inovação pode render resultados positivos ao país, inclusive financeiramente. “Se não tivesse investimento em ciência e tecnologia a gente não teria capacidade de fazer vacinas nacionais, que podem representar economia de muitos bilhões em importações de vacinas, e a gente vai gerar nota fiscal no Brasil, dá pra perceber a diferença disso aí”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.