Com o foco de discutir políticas públicas, a captação de recursos para investimentos e quais caminhos seguir em 2022, a Amppesp, Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo, vai realizar o Amppesp Fomenta. O evento será realizado em Brotas nos dias 10, 11 e 12 de novembro e o News Truck da CBN Campinas estará presente.
Segundo Adinan Ortolan, presidente da entidade, não é possível pontuar qual será o maior desafio das pequenas cidades em 2022, mas educação, saúde e economia terão maior foco: “Não dá para elencar um desafio. Nós temos na área da educação um déficit de aprendizagem enorme. Por mais que os professores, as escolas, os municípios, todo mundo se desdobrou, as crianças perderam muito da aprendizagem. Na área da saúde nós temos uma fila enorme de procedimentos que deixaram de ser feitos e na área econômica a gente tem um processo de desregulamentação muito grande do setor econômico”.
O presidente ainda afirmou que o próximo ano será de recuperação econômica, pois os impactos da pandemia foram muito grandes, principalmente em municípios menores: “Nós já tivemos que priorizar a pandemia, mas com o avanço da vacinação e a liberalidade que estamos tendo aqui e a diminuição dos casos de Covid, não que nós não temos mais pandemia, nós temos pandemia, tem muita gente morrendo, temos que manter ainda a vigilância, mas agora é momento de cuidar da economia que ficou muito desestruturada, desregulada”.
O Amppesp Fomenta vai contar com a presença de autoridades estaduais e federais e candidatos ao governo de São Paulo e à presidência da república. As discussões vão analisar o hoje e projetar o amanhã dos 509 municípios que fazem parte da entidade. Essas cidades são de pequeno porte, pois possuem até 50 mil habitantes, mas representam 80% do estado e somam juntas quase 10 milhões de moradores.
Os palestrantes também irão projetar em outros momentos do evento planos a nível estadual e federal.