O Hospital PUC-Campinas é um dos centros de pesquisa selecionados para participar da pesquisa da Janssen de imunização contra o coronavírus em duas doses. Esta vacina já está sendo aplicada em dose única e o objetivo agora é avaliar o aumento da eficácia da imunização em duas doses. De acordo com o Diretor do centro de pesquisa do Hospital PUC-Campinas, Danilo Villagelin, haverá um intervalo de 60 dias na aplicação das doses, com acompanhamento do voluntário durante dois anos. “O Hospital é um dos centros de pesquisa que está realizando este estudo. Então, o paciente virá ao centro de pesquisa para receber as doses e durante dois anos será acompanhado por nós. Algumas visitas serão presenciais e outras por telefone”.
As inscrições para voluntários já estão abertas e só podem participar aqueles que tiverem de 18 a 55 anos, que ainda NÃO tenham tomado nenhuma vacina contra o coronavírus. Para Villagelin, convocar voluntários ainda não vacinados é um dos desafios da pesquisa. “Todos sabemos que a vacina reduziu a mortalidade e as internações, entretanto sabemos que existe um grupo de pacientes que ainda não se vacinou por uma série de motivos. Então, aqueles que quiserem receber as duas doses da Janssen podem acessar o site do hospital para se inscreverem”.
As doses não terão grupo de placebo, portanto, todos tomarão vacina. De acordo com Danilo Villagelin, este é um estudo multicêntrico, realizado concomitantemente em vários centros de pesquisa, nacionais ou internacionais. “Brasil, EUA, alguns países da América Latina e o próprio México. O seguimento do paciente será realizado durante dois anos, mas esperamos que os resultados parciais comecem a sair em dois ou três meses”. A inscrição está disponível no portal www.hospitalpuc-campinas.com.br.