Óbitos de crianças pela covid em Campinas são 0,2% do total em 2021

Foto: Valéria Hein

O retorno obrigatório às aulas presenciais deixou muitos pais e responsáveis receosos sobre enviar as crianças e adolescentes às escolas neste momento. A melhora nos números da pandemia no país, atribuída principalmente à vacinação, poderia ser um fator para deixar os pais mais tranquilos. Porém, crianças de 0 a 12 anos ainda não podem ser vacinadas.

Mas como está a covid-19 em Campinas no público menor de 18 anos? De acordo com o Painel Covid, da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano foram pouco mais de 2,4 mil casos em crianças de 0 a 9 anos, com dois óbitos; e 5.274 casos entre pessoas com idades entre 10 e 19 anos, com cinco óbitos. Somadas, as mortes correspondem a 0,2% do total registrado em Campinas no ano.

Quanto às internações de menores de 18 anos pela covid-19, há estabilidade, com, em média, quatro casos por semana. Foram aproximadamente 150 internações de menores de idade pela covid-19 desde o início do ano.

O médico Tadeu Fernando Fernandes, Presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma que os pais realmente não têm como estarem totalmente tranquilos ao enviarem as crianças de volta às escolas, mas ele afirma que os benefícios superam os riscos. “Nunca é tranquilo, tudo na vida tem riscos e benefícios, e quando você analisa isso na volta às aulas, com certeza os benefícios são muito maiores, covid-19 em criança geralmente é quadro leve, a grande maioria das crianças pode e deve voltar à escola, usando os protocolos de segurança”.

Em relação às internações por casos de Síndrome Aguda Respiratória Grave (SRAG), não necessariamente causados pela covid-19, a Rede Mário Gatti registrou 512 internações entre janeiro e setembro de 2021, contra 286 ao longo de todo o ano de 2020. Fernandes afirma que a queda observada em 2020 se deu devido à interrupção na transmissão devido à suspensão das aulas presenciais, e que os números observados neste ano são mais próximos ao que eram habituais antes da pandemia. “Como acontece em todo outono e inverno muita SRAG pelo vírus sincicial respiratório e outros vírus, internações como aconteciam na época pré-pandemia, com muita frequência as internações por bronquiolite”, explica.

Em 2020 foram quatro mortes de menores de 18 anos em Campinas, equivalente a 0,2% das 1.595 registradas no ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.