Ouça ao vivo

Piracicaba terá reservatório de água no Rio Corumbataí em 2022

Foto: Governo do Estado de São Paulo

A região de Piracicaba vai receber a construção de um reservatório no Rio Corumbataí com capacidade para acumular mais de 1,7 bilhão de litros de água, que irá abastecer nove municípios. No total, 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas. A data prevista para a entrega dessa obra é o primeiro semestre do próximo ano.

A nova barragem vai abastecer os municípios de Piracicaba, Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro e Santa Gertrudes. O anúncio foi feito pelo Vice-Governador Rodrigo Garcia na terça-feira, 19. A obra faz parte do programa “Água é Vida”, lançado pelo Estado neste mês de outubro.

Outra ação feita será a perfuração de 141 poços tubulares que vão ajudar 125 cidades no fornecimento de água. Os pontos foram mapeados pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). O órgão será responsável pelos projetos, licitação, obra e construção de reservatórios com capacidade para até 200 mil litros de água junto a cada poço. No total o Estado vai investir R$ 141 milhões.

Outro anúncio feito pelo vice-governador foi a ampliação de serviços e leitos no Hospital Regional de Piracicaba. O orçamento anual vai ser dobrado, atingindo R$ 100 milhões. Com isso, o número de leitos vai aumentar dos atuais 60 para 130 e será possível realizar mil cirurgias por mês.

Um terceiro ponto discutido no encontro foi o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), durante a primeira reunião presencial do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba. A criação desse conselho faz parte do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado e tem como objetivo contribuir com o planejamento socioeconômico.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.