CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Três cemitérios de Campinas terão Memorial em homenagem às vítimas da covid-19

A Comunidade Santa Rita de Cássia inaugurou nesta sexta-feira o monumento “Memorial” em homenagem aos mortos na pandemia. São três esculturas de autoria do artista plástico, Santos Lopes, localizadas nos

Três cemitérios de Campinas terão Memorial em homenagem às vítimas da covid-19
Foto: Valéria Hein

A Comunidade Santa Rita de Cássia inaugurou nesta sexta-feira o monumento “Memorial” em homenagem aos mortos na pandemia. São três esculturas de autoria do artista plástico, Santos Lopes, localizadas nos cemitérios Flamboyant, Aleias e Acácias, administrados pela Comunidade Religiosa Santa Rita de Cassia. São duas folhas de Palma esculpidas em bronze, instaladas em locais de destaque nos campos santos.

De acordo com Santos Lopes, o processo criativo teve como inspiração a concepção da vida eterna e elevação espiritual. “Me fixei na figura da palma como simbolismo da passagem deste estágio para outro e tem o símbolo da covid como referência para fazer essa ligação”.

Os monumentos incluem plaquinhas com mensagens de “quão precioso e ligeiro é o nosso tempo e a dimensão de nossa fragilidade”. Os dizeres incluem ainda “Descansem em paz, vítimas dessa tragédia chamada covid-19″. A ideia foi do diretor da Comunidade Santa Rita de Cássia, José Vasconcelos Cunha. “Por inspiração do Espírito Santo tive essa ideia para homenagear essas vítimas e a diretoria aprovou e gostou muito ideia”.

A viúva de uma das vítimas da covid-19, Damiana Toledo, se emocionou com a homenagem. “Toda vez que eu vier aqui vou lembrar desta homenagem muito bonita para as pessoas que perderam seus entes queridos porque é um momento muito difícil”

A administração fez um levantamento dos que morreram por coronavírus e foram enterrados nestes três cemitérios entre março de 2020 a 15 de outubro de 2021, num total de 1.252 sepultamentos. Foram 295 funerais no Flamboyant confirmados por covid-19 e 85 casos considerados suspeitos. No Aleias, foram 395 confirmados e 123 suspeitos e no Acácias, 288 confirmados e 66 suspeitos.

Conteúdos