A Unicamp definiu as regras para que os estudantes retornem de forma presencial em outubro para realização de atividades práticas. Essa retomada é válida para alunos de graduação, pós-graduação, extensão e dos colégios técnicos. O anúncio foi feito na quarta-feira, dia 6, e começam a valer neste mês.
As aulas da área de saúde já tiveram as atividades retomadas, então o atual retorno presencial vale para outros tipos de cursos, mas os alunos não são obrigados. Esse retorno facultativo vai valer até o período dos cursos de verão.
Com relação às aulas teóricas, avaliações e disciplinas de verão 2022, as atividades permanecerão de forma remota até o final deste ano.
Para que o retorno seja seguro, a Unicamp determinou diversos protocolos. Os alunos devem estar totalmente imunizados contra a Covid-19, com pelo menos 14 dias da segunda dose ou dose única, e precisam comprovar a vacinação.
A Universidade vai realizar teste de RT-PCR 72 horas antes do retorno a todos os alunos que escolherem a volta presencial. Os exames serão feitos no Cecom, o Centro de Saúde da Comunidade. Além disso, os estudantes vão ser monitorados por duas semanas sobre sintomas respiratórios.
Além de todos os protocolos, outras regras são exigidas, como uso de máscara durante todo o tempo nas dependências da Unicamp, distanciamento social de pelo menos 1,5m, higiene das mãos e não gerar aglomerações.