A Prefeitura de Valinhos fechou uma parceria com Campinas para ceder 800 milhões de litros de água tratada à cidade, que adotou racionamento por causa da estiagem.
A água vai ser cedida por meio da interligação das redes de Valinhos e Campinas, na altura do Condomínio Vista Valley, em Valinhos, e do bairro Vila Formosa, em Campinas. A obra, que vai passar por baixo do Anel Viário Magalhães Teixeira, deve ser realizada em 30 dias.
Segundo a prefeita Capitã Lucimara (PSD), 33% das residências de Valinhos vão receber a água vinda dos reservatórios de Campinas.
Os mananciais de Valinhos, que representam cerca de 40% do abastecimento da cidade, estão praticamente secos, o que tem causado racionamento. A cidade tem usado a captação do Rio Atibaia, que corresponde a praticamente metade do total necessário para toda a cidade.
O DAEV iniciou os trabalhos para a implantação de uma segunda adutora no Rio Atibaia que irá permitir a Valinhos captar mais água.
Pelo acordo, Campinas vai fornecer a Valinhos 25 litros de água tratada por segundo. Mesmo assim, o racionamento vai continuar. Segundo a Prefeitura de Valinhos, a ação não vai impactar na distribuição de água aos moradores de Campinas.
Valinhos vai pagar pela água fornecida por Campinas, mas os valores não foram revelados.
Posicionamento da SANASA
Nos últimos dias, as equipes da Sanasa-Campinas e do Departamento de Água e Esgotos de Valinhos tem discutido intensamente a possibilidade de uma parceria que permita encontrar uma solução temporária para o abastecimento de água em Valinhos, amenizando os efeitos da grave crise hídrica que nos assola. As negociações estão em estágio avançado entre as partes, particularmente no que respeita aos aspectos técnicos e jurídico. Ao longo desta semana, os detalhes de natureza comercial serão objeto de reunião entre as partes. Nossa expectativa é que possamos concluir, com sucesso, nos próximos dias e iniciar as intervenções técnicas necessárias para o fornecimento, o qual deverá começar em até 30 (trinta) dias, após a assinatura do contrato.