O Vôlei Renata Campinas perdeu o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista diante do Vedacit/Guarulhos por 3 a 2 (38/36; 20/25; 20/25; 25/21 e 15/10). Adriano foi o maior pontuador do jogo com 19 acertos, seguido do central Lucão, com 18.
O jogo foi realizado com a torcida adversária no Ginásio da Ponte Grande, na Região Metropolitana de São Paulo, e começou pegado. Campinas marcou os primeiros pontos, mas após o placar de 15 a 9, os donos da casa empataram aos poucos e venceram por 38 a 36. Os outros sets também tiveram muita emoção e Campinas não desistiu. No entanto, o tie break foi menos intenso e Guarulhos venceu o último set por 15 a 10.
O líbero Alê comentou sobre as falhas da equipe, mas afirmou que o Vôlei Renata ainda tem chances de ser campeão: “O primeiro set foi muito equilibrado, a gente teve duas oportunidades de matar o set, começar com 1 a 0, mas não aproveitamos, perdemos o set, voltamos e conseguimos uma virada muito boa. No terceiro set abaixamos a guarda e no tie break também, deixamos abrir de novo, mas não tem nada perdido. No primeiro jogo da semifinal a gente também perdeu e conseguimos reverter em casa”.
Para o técnico Marcos Pacheco é preciso ter foco na próxima partida e, como foi na semifinal, aproveitar o fator casa e a presença da torcida para conseguir a vitória: “Nossa casa, nosso domínio, nossa torcida para tentar primeiro buscar o jogo, não existe outra situação. Primeiro ganhar o jogo e, se formos competentes, a gente busca o Golden Set”.
O jogo dois da final do Campeonato Paulista será realizado na segunda-feira, dia 18, às 19h, no ginásio do Taquaral, em Campinas. Para ser campeão, o Vôlei Renata precisa vencer por qualquer placar e forçar o Golden Set. A equipe de Marcos Pacheco busca o bicampeonato e o adversário um título inédito.