Aos 30 anos, CBN Campinas é comandada por 4 gerações de mulheres

Estúdio Abel Pedroso. Foto: Stephanie Haidar

A história da CBN Campinas teve início muito antes da implantação do modelo All News ser adotado pela emissora em Campinas. A programação nas ondas do rádio começou em 26 de março de 1953, quando os irmãos Abel e Sinésio Pedroso, que já eram proprietários da Rádio Brasil, conseguiram uma nova concessão. Inicialmente, a grade da nova emissora era composta por publicidade e música. Em 1958, a administração das emissoras da família Pedroso foi dividida, ficando a Rádio Publicidade e Cultura sob os cuidados de Abel. Visionário, ele passou a investir em jornalismo e esporte já na década de 60. 

Abel Pedroso, fundador da Rádio Cultura de Campinas. Foto: Acervo Pessoal
Abel Pedroso, fundador da Rádio Cultura de Campinas. Foto: Acervo Pessoal

Na década de 80, a renomeada Rádio Cultura reforçou sua atuação jornalística, com a direção de Paulo Pedroso. Quando a Rede CBN iniciou sua transmissão, em outubro de 1991, o empresário não mediu esforços para investir num sonho antigo de fortalecer o jornalismo regional. É o que conta Zilda Pedroso, viúva de Abel. Eles foram casados por 49 anos. 

Assim sendo, exatamente um mês após o início da operação, a CBN Campinas entrava no ar, no dia 01 de novembro de 1991, tornando-se a primeira emissora afiliada ao novo grupo.

Hoje, a CBN Campinas é comandada por 4 gerações de mulheres: Zilda Pedroso, a filha, Sandra Pedroso, a neta, Daniela Ohno, e agora a bisneta Júlia Ohno, de 21 anos de idade. Zilda diz se orgulhar do empenho da família com a Rádio CBN Campinas. 

A bisneta, Júlia, ressalta a parceria entre a equipe como uma das principais qualidades.

Ao longo desses 30 anos, a CBN Campinas foi pioneira e assumiu o protagonismo na informação. Para isso, foi necessário o investimento em equipes de jornalistas qualificados, que ao longo dos anos contribuíram para o fortalecimento da credibilidade da qual a rádio é sinônimo. Sandra Pedroso, atual presidente do grupo, é grata a esses profissionais. 

Zilda, Sandra e Daniela Pedroso. Foto: Marco Guarizzo
Zilda, Sandra e Daniela Pedroso. Foto: Marco Guarizzo

Projetos especiais ganharam forma e tomaram conta da programação, levando sempre a notícia em primeira mão e aproximando a emissora de seu público. Foi assim com o estúdio móvel CBN, onde a programação da rádio passou a ser transmitida em ambientes externos. O Helicóptero CBN, durante anos, informou a população em geral da situação das estradas e do trânsito na cidade. O News Truck CBN aperfeiçoou o modelo de estúdio móvel, permitindo que a emissora tenha condições de apresentar sua programação de qualquer lugar do país.

 

A conquista do mundo digital foi outro passo importante. Hoje, a CBN Campinas pode ser ouvida em todo o planeta através de seu aplicativo. O Portal de notícias se notabiliza por ser um dos mais completos e informativos da região.

A CBN Campinas também está nas plataformas de streaming, com os podcasts, entendendo o novo modelo de mercado e informando as novas gerações. Toda a programação local da emissora pode ser assistida, ao vivo, pelo YouTube e pelo Facebook. A busca pelo novo está no DNA da CBN Campinas. Motivo de orgulho para Daniela Ohno.

Agora, nos 30 anos da emissora, um novo passo foi dado, reforçando o pioneirismo da emissora, que passou a transmitir a Superliga de Vôlei. Dona Zilda, aos 98 anos de idade, acompanha tudo isso de perto e diz gostar muito das novidades.  A CBN Campinas segue de olho no futuro, mas com muito orgulho de sua história.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.