Aos 30 anos, CBN Campinas é comandada por 4 gerações de mulheres

Estúdio Abel Pedroso. Foto: Stephanie Haidar

A história da CBN Campinas teve início muito antes da implantação do modelo All News ser adotado pela emissora em Campinas. A programação nas ondas do rádio começou em 26 de março de 1953, quando os irmãos Abel e Sinésio Pedroso, que já eram proprietários da Rádio Brasil, conseguiram uma nova concessão. Inicialmente, a grade da nova emissora era composta por publicidade e música. Em 1958, a administração das emissoras da família Pedroso foi dividida, ficando a Rádio Publicidade e Cultura sob os cuidados de Abel. Visionário, ele passou a investir em jornalismo e esporte já na década de 60. 

Abel Pedroso, fundador da Rádio Cultura de Campinas. Foto: Acervo Pessoal
Abel Pedroso, fundador da Rádio Cultura de Campinas. Foto: Acervo Pessoal

Na década de 80, a renomeada Rádio Cultura reforçou sua atuação jornalística, com a direção de Paulo Pedroso. Quando a Rede CBN iniciou sua transmissão, em outubro de 1991, o empresário não mediu esforços para investir num sonho antigo de fortalecer o jornalismo regional. É o que conta Zilda Pedroso, viúva de Abel. Eles foram casados por 49 anos. 

Assim sendo, exatamente um mês após o início da operação, a CBN Campinas entrava no ar, no dia 01 de novembro de 1991, tornando-se a primeira emissora afiliada ao novo grupo.

Hoje, a CBN Campinas é comandada por 4 gerações de mulheres: Zilda Pedroso, a filha, Sandra Pedroso, a neta, Daniela Ohno, e agora a bisneta Júlia Ohno, de 21 anos de idade. Zilda diz se orgulhar do empenho da família com a Rádio CBN Campinas. 

A bisneta, Júlia, ressalta a parceria entre a equipe como uma das principais qualidades.

Ao longo desses 30 anos, a CBN Campinas foi pioneira e assumiu o protagonismo na informação. Para isso, foi necessário o investimento em equipes de jornalistas qualificados, que ao longo dos anos contribuíram para o fortalecimento da credibilidade da qual a rádio é sinônimo. Sandra Pedroso, atual presidente do grupo, é grata a esses profissionais. 

Zilda, Sandra e Daniela Pedroso. Foto: Marco Guarizzo
Zilda, Sandra e Daniela Pedroso. Foto: Marco Guarizzo

Projetos especiais ganharam forma e tomaram conta da programação, levando sempre a notícia em primeira mão e aproximando a emissora de seu público. Foi assim com o estúdio móvel CBN, onde a programação da rádio passou a ser transmitida em ambientes externos. O Helicóptero CBN, durante anos, informou a população em geral da situação das estradas e do trânsito na cidade. O News Truck CBN aperfeiçoou o modelo de estúdio móvel, permitindo que a emissora tenha condições de apresentar sua programação de qualquer lugar do país.

 

A conquista do mundo digital foi outro passo importante. Hoje, a CBN Campinas pode ser ouvida em todo o planeta através de seu aplicativo. O Portal de notícias se notabiliza por ser um dos mais completos e informativos da região.

A CBN Campinas também está nas plataformas de streaming, com os podcasts, entendendo o novo modelo de mercado e informando as novas gerações. Toda a programação local da emissora pode ser assistida, ao vivo, pelo YouTube e pelo Facebook. A busca pelo novo está no DNA da CBN Campinas. Motivo de orgulho para Daniela Ohno.

Agora, nos 30 anos da emissora, um novo passo foi dado, reforçando o pioneirismo da emissora, que passou a transmitir a Superliga de Vôlei. Dona Zilda, aos 98 anos de idade, acompanha tudo isso de perto e diz gostar muito das novidades.  A CBN Campinas segue de olho no futuro, mas com muito orgulho de sua história.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.