Ouça ao vivo

Câmara aprova CP contra vereador por suposta quebra de decoro

Foto: Reprodução/TV Câmara

Uma Comissão Processante para apurar uma denúncia protocolada por cidadãos contra o vereador Nelson Hossri (PSD), por quebra de decoro parlamentar, foi aprovada na Câmara de Campinas na noite desta quarta-feira. Foram 19 votos a sete, com cinco abstenções. Os vereadores sorteados para compor a CP foram Paulo Haddad (Cidadania), que vai presidir a Comissão, a vereadora Paolla Miguel (PT), que será a relatora, e o vereador Paulo Gaspar (Novo).

Eles terão um prazo de até 90 dias para apurar a acusação e apresentar um relatório que será votado em Plenário e deverão indicar ou não a cassação de Hossri. Se a cassação foi indicada, será necessário depois que 2/3 dos 33 vereadores votem favoráveis a ela.

A abertura da CP ocorre na semana seguinte após a vereadora de Campinas Paolla Miguel, do PT, ter sido vítima de uma suposta ofensa racista na sessão da Câmara do dia 8 de novembro. O pedido da Comissão processante foi protocolado nesta quarta-feira por Carlos Orfei, presidente do PT; Marcela Moreira, presidente do PSOL, e Denise Teijeiro, 1ª vice-presidente do PCdoB.

A Leitura desta denúncia foi realizada durante a sessão da Câmara pelo 1º. Secretário Eduardo Magoga, do Podemos. Em um dos trechos, o requerimento atribui a Hossri o incitamento ao ódio manifestado por um grupo que acompanhava a sessão no dia da ocorrência. Para a vereadora do PSOL, Mariana Conti, ficou evidente através de imagens e áudios gravados, que a suposta agressão verbal veio do mesmo grupo que se manifestava contra o passaporte da vacina, pauta defendida por Nelson Hossri. “Fica evidente o que foi dito e explícito para todos no cartaz que o grupo usava do movimento de supremacia branca e antivacina”.

O vereador Nelson Hossri se manifestou em rede social alegando motivação política na denúncia, segundo ele, encabeçada pela esquerda. “Vou apresentar a defesa do crime que eles estão tentando imputar contra mim e colocar nas minhas costas. Quando revelada a verdade, ela irá me fortalecer ainda mais”. O caso está sendo investigado pela DIG e a identidade da suspeita não foi divulgada para preservá-la, já que a autoria da suposta injúria racista ainda está sendo apurada.

Votaram Contra a denúncia:
Débora Palermo (PSC)
Luiz Cirilo (PSDB)
Marcelo Silva (PSD)
Nelson Hossri (PSD)
Majos Jaime (PP)
Paulo Gaspar (Novo)
Rubens Gás (DEM)

Abstenções:
Arnaldo Salvetti (MDB)
Eduardo Magoga (Podemos)
Filipe Marchesi (PSB)
Higor Diego (Republicanos)
Rodrigo da Farmadic (DEM)

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.