Ouça ao vivo

Degradação do Centro obriga comerciantes a migrarem para os bairros

Foto: Valéria Hein

A degradação do centro de Campinas, que se agravou com o fechamento do Comércio na pandemia, está provocando a saída de comerciantes do centro. Vitor Martins, que há 14 anos tem um restaurante na esquina das Ruas Sacramento e Barreto Leme, planeja migrar para outro bairro. Para ele, a administração municipal abandonou o centro e abriu espaço para furtos, pedintes, depredação de prédios abandonados e só uma grande ação integrada poderia reverter a situação. “As pessoas em situação de rua entram no meu comércio a todo momento, espantando os clientes. A solução seria uma ação integrada, capitaneada pela prefeitura, entre comerciantes, donos de imóveis, e órgão público”.

Muitos apontam ainda como agravantes as saídas do Poupatempo e da PUC do centro sem que nada tenha sido feito pela prefeitura para incentivar a vinda de outros serviços ou unidades de ensino. O comerciante Adriano sugere a redução de taxas e impostos para incentivar o comerciante a manter a atividade. “A Prefeitura deveria promover um incentivo fiscal e proprietários reduzirem alugueis para incentivar uma mudança na situação lamentável no centro hoje”

Os comerciantes que ainda lutam para permanecer no centro estão se mobilizando, com grupos no WhatsApp. Renato Souzarock, que tem uma loja temática de rock na esquina das ruas Conceição e Coronel Rodovalho participa do grupo Amigos da Praça Carlos Gomes.  Renato já teve a loja dele furtada duas vezes. “Entraram na minha loja à noite duas vezes e já tiveram outras tentativas”.

Marcos Lucchese Espindola, que tem uma cafeteria na Rua Doutor Quirino, decidiu levar o negócio para o bairro Nova Campinas, mas ainda tenta manter a loja no centro por apego emocional. “Pedintes, usuários de drogas, falta de clientes, fechamento do Poupatempo e fechamento temporário de escritórios. A gente criou um grupo no WhatsApp para nos ajudar mutuamente porque o Estado e órgãos públicos não fazem nada. Abandoram o centro às traças”.

A Prefeitura de Campinas informou que vai apresentar em breve um conjunto de ações para a região central, que envolvem várias secretarias e órgãos públicos e integração com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.  Informou que a Prefeitura participou da reunião da Comissão Especial de Estudos da Câmara que trata da revitalização do centro, ouviu as sugestões dos comerciantes e busca ações a curto, médio e longo prazos, que em primeiro momento têm foco na melhoria das condições do Centro para o Natal deste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.