Ouça ao vivo

Estado de SP chega a 90% da população adulta totalmente imunizada

Foto: Danilo Braga

O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (10) mais uma coletiva de imprensa sobre o combate à pandemia e outros assuntos. Na coletiva o Governador João Doria (PSDB) anunciou que São Paulo é o primeiro estado do Brasil a ultrapassar a marca de 90% dos adultos com o esquema vacinal completo. “São Paulo é o primeiro estado do Brasil a chegar a 90% da população adulta totalmente vacinada contra a covid, em relação a população total ultrapassamos 70% das pessoas totalmente imunizadas, o estado de São Paulo tem hoje a maior cobertura vacinal do Brasil”.

Doria citou que o índice é superior a países da União Europeia, como Itália, Espanha e Alemanha, e também supera o do Reino Unido e de Israel, país que se tornou a primeira grande referência de vacinação contra a covid-19 no mundo. O Governador destacou também a redução de mais de 90% nas mortes pela covid no estado desde o início da vacinação, e a queda no número de internados pela doença, já que atualmente há 10 vezes menos internados que no segundo pico da covid, registrado no mês de março deste ano.

A Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, fez um alerta sobre a cobertura vacinal em pessoas com idades entre 12 e 24 anos, nas quais se encontram as únicas faixas etárias com menos de 80% de cobertura vacinal. “A população de 12 a 24 anos nós temos as menores coberturas, principalmente na faixa etária dos adolescentes, por isso eu volto a fazer o pedido: todos estão aptos a tomar a segunda dose, toda população de 12 a 24 anos pode retornar à unidade básica e fazer a vacina, principalmente adolescentes de 12 a 17 anos com a vacina da Pfizer”. Ela destacou que mais de 3 milhões de pessoas ainda não retornaram para tomar a 2a dose da vacina da Pfizer, e lembrou que o período entre a primeira e segunda dose foi reduzido, e agora é de 21 dias para adultos, e de dois meses para adolescentes de 12 a 17 anos.

A coordenadora anunciou também a liberação da aplicação de 1,1 milhão de doses adicionais (terceiras doses) para pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde que tomaram a segunda dose no mês de maio, ou antes. Essas pessoas poderão tomar a dose adicional preferencialmente entre 17 e 30 de novembro.

Na coletiva também foram detalhados planos de segurança e também da prevenção à covid-19 no evento do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que será disputado neste final de semana no circuito de Interlagos, na capital paulista, com 100% da capacidade do autódromo. O evento já está com os ingressos esgotados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.