Ouça ao vivo

PF inaugura laboratório de análises químicas em Viracopos

Foto: Francisco Lima Neto

O Núcleo Técnico-Científico (Nutec) da Polícia Federal em Campinas inaugurou oficialmente nesta terça-feira (30) um novo laboratório de química forense no Aeroporto Internacional de Viracopos. O espaço tem 135 m² e ganhou investimentos em estrutura e equipamentos de última geração. O projeto foi coordenado pela perícia criminal federal.

O novo laboratório também possui uma sala de amostragem, um laboratório de vias úmidas, um laboratório instrumental e secretaria. Além disso, há ainda um laboratório de documentoscopia que é usado para dar suporte a eventuais demandas de análises de documentos no terminal aéreo, como passaportes, por exemplo.

De acordo com Edson Geraldo de Souza, delegado chefe da Polícia Federal em Campinas, o laboratório representa um grande avanço na qualidade e velocidade do trabalho, já que dentro do aeroporto é possível realizar uma série de análises químicas para definir o que é realmente droga, ou substâncias ilícitas do que é, por exemplo, um remédio que o passageiro esteja levando.

“Está concentrada aqui a tecnologia não só para atender a demanda de um flagrante, de uma ocorrência, mas também toda demanda pericial de mais de 60 cidades que são abrangidas pela Delegacia de Polícia Federal de Campinas”, diz.

Com o novo espaço e os novos equipamentos, quase todas as análises necessárias de substâncias podem ser realizadas em Campinas, de acordo com o perito criminal federal, Pedro Rafael da Silva.

“A gente consegue desafogar as outras unidades também. Essas unidades centrais têm de atender todo o Estado, no caso da Capital, e todo o país, no caso de Brasília. Facilita nosso trabalho, da polícia como um todo e o retorno para a sociedade é muito mais célere”, explica o perito.

Foto: Francisco Lima Neto

O laboratório de química forense no Aeroporto Internacional de Viracopos teve a destinação de cerca de R$ 820 mil, por parte do Ministério Público do Trabalho (MPT), proveniente de um acordo judicial firmado com uma construtora.

O delegado Edson Geraldo de Souza disse que a união foi fundamental para a construção do laboratório.

“São muito importantes essas parcerias entre a Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e todos os outros players aeroportuários para que nós possamos cada vez mais oferecer um serviço de qualidade, eficiência e de conforto para a sociedade”, afirma o delegado.

O laboratório já está em funcionamento desde maio de 2020, mas a inauguração oficial só ocorreu agora por conta da pandemia do novo coronavírus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.