Ouça ao vivo

Polícia ouve testemunhas sobre ofensa racista na Câmara de Campinas

Foto: Divulgação Câmara

A Polícia Civil ouviu nesta sexta-feira (12) os depoimentos de quatro vereadores sobre as ofensas racistas proferidas por uma pessoa no público da Câmara Municipal contra a vereadora Paolla Miguel (PT), na sessão da última segunda-feira (8). Cada depoimento levou cerca de 30 minutos.

O caso é investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que identificou e qualificou uma mulher suspeita de ser a autora das ofensas após ouvir na quinta-feira (11) o vereador Jorge Schneider (PL), que na sessão de quarta à noite havia afirmado ter visto quem seria a autora dos xingamentos.

Uma da depoentes nesta sexta foi a vítima das ofensas, a vereadora Paolla Miguel. “Pediu para verificar se algumas pessoas que estavam em fotos estavam realmente na sessão, e também se havia acontecido alguma coisa anterior, as investigações estão em curso e espero que a suspeita seja chamada para depor o mais rápido possível”.

Novas movimentações sobre o caso devem ocorrer ao longo da próxima semana. A vereadora se otimista quanto à responsabilização da pessoa que proferiu a ofensa, e também com as consequências deste caso em relação à uma política antirracista em Campinas. “Confesso que estou bem esperançosa que a gente vai conseguir buscar justiça nesse caso, e também que a gente consiga repensar a política pública em nosso município de combate ao racismo, então estou bem confiante de que a gente vai conseguir a responsabilização do ato, e também criar uma política antirracista com mais ênfase em nosso município”.

A acusada poderá responder pelo crime de injúria racial, e poderá ser condenada de um a três anos de prisão.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.