Ouça ao vivo

Facção instala faixas para intimidar ruídos de escapamentos, em Campinas

reprodução/rede social

Motoqueiros barulhentos e ladrões com atuação em bairros periféricos de Campinas estão sofrendo uma tentativa de intimidação que exige o fim do ruído excessivo de escapamentos, bem como empinar motos, além da ordem para que não haja furtos e roubos nas comunidades.

As mensagens de alerta foram escritas em faixas instaladas em bairros como Novo Real Parque, Campo Belo, São Marcos, Jardim Paranapanema, São José, Santa Mônica e Vida Nova. A ordem teria partido de uma facção criminosa que atua em São Paulo e a determinação é para que moradores das comunidades locais sejam respeitados.

Nas faixas está descrito o seguinte: “Viemos conscientizar a todos que aquele que for pego tirando de giro e chamar no grau estará sujeito a cacete. Não vamos aceitar essas situações na comunidade. E se for pego roubando na quebrada será cobrado à altura”.

Apesar de alguns moradores terem comemorando a iniciativa em redes sociais, principalmente em apoio a idosos e aos que têm filhos pequenos, a Polícia Civil considera a medida como uma tentativa frustrada de se criar um poder paralelo nesses locais.

De acordo com o delegado José Henrique Ventura, diretor geral do Deinter 2, as faixas estão sendo retiradas e foram instaurados inquéritos. “Além da tentativa de demonstrar poder, essas faixas têm como objetivo evitar a atuação de policiais nesses locais. Mas, o crime organizado não manda. Quem manda são as forças de segurança, afirma o delegado Ventura.

Em Nota, a Polícia Militar esclareceu que realiza o policiamento ostensivo e preventivo nos locais citados com base em critérios técnicos e sistemas inteligentes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.