Dário engaveta  projeto hídrico do “Nosso Cantareira”

Foto: Arquivo/CBN

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, confirmou que a administração municipal abriu mão do projeto que foi batizado pelo então prefeito Jonas Donizette de “Nosso Cantareira”.  

Saadi suspendeu a construção da represa de água bruta, no distrito de Sousas, que daria uma autonomia de 70 dias em estiagem severa. 

Segundo ele, o projeto foi anunciado em uma época que não havia o outro projeto, da construção das represas de Pedreira e de Amparo. Dário comentou que essa alternativa já dá uma segurança hídrica para o município.

 

“Com a construção dos reservatórios de Amparo e de Pedreira, essas respresas garantem a vazão, garantem a quantidade de água no Rio Jaguari e permite que esse controle de vazão do Rio Jaguari, que Campinas capte água, garantindo a quantidade de água pelas duas represas. Então o que mudou foi isso”

 

O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Jr., afirmou que, além de já dar segurança à Campinas,  as represas de Amparo e Pedreira deverão ficar prontas antes do projeto ”Nosso Cantareira”, caso se desse prosseguimento.

 

” As represas de Pedreira e de Amparo deverão ser entregues em 2022 e ao longo de 2023 estarão em pleno funcionamento. Qualquer outra discussão com relação ao projeto de Sousas passa primeiro por uma discussão ambiental, para elaboração de projetos, estudos das seguranças das represas. Quer dizer, não tenho nenhuma dúvida de que estaremos em um tempo menor consumindo a água do Jaguari do que no eventual projeto de Sousas.” 

 

O projeto “Nosso Cantareira” foi anunciado em agosto do ano passado pelo então prefeito Jonas Donizette. A obra usaria um terreno de uma APA (Área de Preservação Ambiental) e estava orçada em R$ 359 milhões e um prazo para a conclusão do projeto, incluindo as licenças ambientais, de 31 meses.

A construção da represa em Pedreira, no Rio Jaguari, completa três anos em março de 2022. De acordo com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), responsável pela obra, ela caminha para a etapa final, na qual será construído o eixo da barragem e concretagem das estruturas.

Já o reservatório de Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo, teve as obras retomadas no início deste ano, após a Justiça Federal revogar a decisão que suspendia os trabalhos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.