O Governador de São Paulo, João Doria, decidiu nesta quinta-feira atender a recomendação do Comitê Científico e manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos no Estado por tempo indeterminado.
O Governo do Estado previa a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11 de dezembro em ambientes abertos..
Após pedido de Doria na última terça-feira, o órgão técnico pediu a manutenção da obrigatoriedade com a confirmação da variante ômicron do coronavírus em São Paulo, como comentou o Governador.
O coordenador executivo do Comitê Científico da Covid-19, João Gabbardo informou que a decisão foi tomada em função da proximidade com os períodos de Natal e do Réveillon que costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19. Ele ressaltou ainda que as incertezas quanto ao impacto da nova variante foi predominante na decisão
A Secretaria de Saúde de São Paulo monitora o casal que chegou ao Brasil e foi diagnosticado com a variante ômicron após uma viagem para a África do Sul onde já haviam tomado doses da vacina da Janssen. Eles estão em isolamento, passam bem e apresentam sintomas leves.
Em Guarulhos, onde o terceiro caso da variante foi confirmado, a pasta da Saúde também acompanha a pessoa infectada.