Farmácias de Campinas já registram aumento na procura por medicamentos contra a gripe e até mesmo antibióticos. Remédios como dipirona, pastilhas para garganta e xaropes expectorantes são os mais procurados pelos consumidores. Alguns, mesmo sem prescrição médica.
A CBN entrou em contato, na manhã desta quinta-feira, com farmácias localizadas na região central de Campinas e a informação é a mesma: desde a semana passada já perceberam esse crescimento na procura pelos remédios.
Em uma pequena rede com três lojas, o relato é de que o aumento chega a 40% na compra de medicamentos voltados aos sintomas de gripe.
Já em outra rede de farmácias, com cinco lojas em vários bairros de Campinas, a constatação foi a mesma. Segundo o Gerente Comercial de Compras, Danilo Benetão, o Tamiflu já está em falta. O medicamento é um antiviral cujo princípio ativo é o Fosfato de Oseltamivir. Já para outros medicamentos, a procura cresceu até 90%
“com relação ao medicamento Tamiflu houve uma grande procura nas últimas semanas, porém ele está em falta nas principais distribuidoras do nosso mercado. Devido ao grande surto de resfriado e gripe nas últimas semanas o aumento por antigripais e antibióticos cresceu em média 90% no nosso mercado atual, porém, os amoxicilinas líquidos estão em falta em todas as nossas distribuidoras.”
O Conselho Regional de Farmácia informou e alertou que, mesmo no caso dos remédios de venda sem a exigência de receita, é importante seguir orientação especializada.
A farmacêutica Roche informou em nota que a operação logística em relação ao Tamiflu, considerando abastecimento e distribuição, segue normalizada em todo o território nacional e que permanece atendendo aos pedidos recebidos em sua totalidade, sem atrasos no que se refere ao prazo de entrega pré-estabelecido com clientes.
A Abrafarma, que representa as principais redes de farmácias e drogarias, informou que não recebeu, até o momento, relatos de desabastecimento do produto.