Pacientes com sintomas gripais lotam hospitais de Campinas

Foto: Valéria Hein

A alta procura de pacientes com sintomas gripais na rede pública de saúde de Campinas provocou mais uma manhã com hospitais lotados, nesta terça-feira. No Pronto Socorro do Hospital Ouro Verde, a filas chegavam até o lado de fora para o atendimento na recepção, com situação ainda pior no gripário, onde pacientes estavam sentados no chão.

Tereza da Silva acompanhava a nora numa espera que já durava três horas, sem previsão para atendimento. Na unidade Amoreiras do Hospital Mário Gatti, a situação era bem parecida. Viviane Sales aguardava atendimento para o filho. “Ele está desde sábado com dores fortes na cabeça, corpo e garganta, além de febre alta, mesmo com muito mal estar, o atendimento está demorado”.

Há uma classificação de risco e os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade, com prioridade para urgências. Foi o que ocorreu com o marido de Ivone da Silva, que foi logo atendido porque estava em estado grave e precisou ser internado com urgência. “Ele tem sintomas parecidos com os da covid-19, mas com exames negativos para a doença”.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, garantiu que as equipes médicas estão completas nos hospitais municipais e nas UPAs, mas a demanda por atendimento de pacientes com sintomas gripais aumentou quatro vezes nesta semana. “Está ocorrendo um surto de gripe, nossas equipes estão completas, mas o aumento de quatro vezes foi inesperado. Estamos trabalhando para reforçar as equipes”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.