Secretário Nacional de Aviação Civil apresenta modelo de relicitação de Viracopos

Foto: Valéria Hein

O Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, apresentou em Campinas, nesta terça-feira, o modelo de relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos. O leilão de concessão do aeroporto está previsto para abril de 2022 e já no ano que vem será conhecida a empresa vencedora, que deverá assumir só em 2023. A concessão é para um período de 30 anos.

Os investimentos serão da ordem de R$ 4,3 bilhões pela iniciativa privada.  Não haverá mais a participação pública estatal. Ou seja, a Infraero não será mais sócia de Viracopos, como ocorre hoje. A expectativa do Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, é que o leilão ocorra no primeiro semestre de 2022.

A nova empresa vai assumir inclusive o custo das desapropriações. A relicitação vai permitir a continuidade de obras, como a reforma do terminal de passageiros, com a liberação do andar superior para o desembarque, ampliações dos pátios para aviação comercial e dos sistemas de taxiways.  Ronei Glanzmann prevê a publicação do edital num prazo de 90 a 120 dias.

Este é um processo amigável de relicitação. A concessionária Aeroportos Brasil, que administra o terminal desde 2012, enfrentou uma crise econômica que gerou uma dívida de R$ 2,88 bilhões e solicitou recuperação judicial. A adesão à relicitação foi um ato voluntário da concessionária, comunicada em 19 de março de 2020.

No entanto, de acordo com Ronei Glanzmann, Viracopos teve um bom desempenho durante a pandemia graças à vocação como terminal de cargas. O encontro foi realizado pela prefeitura e pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana e Parlamento Metropolitano da RMC e contou com a presença de lideranças políticas e empresarias, como o prefeito de Campinas, Dário Saadi e José Nunes Filho, do Ciesp.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.