Ouça ao vivo

Vacinação em escolas alavanca número de adolescentes imunizados

Foto: Valéria Hein

A busca ativa em shopping centers e escolas estaduais de Campinas tem colaborado no aumento da quantidade de adolescentes, entre 12 e 17 anos, vacinados contra a covid-19 no município.

Somente na faixa etária de 12 a 14 anos, esse crescimento chegou a 72,85% de uma semana para a outra. De acordo com os números publicados pela Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 6, 11.344 adolescentes tinham se imunizado com as duas doses. No balanço mais recente, divulgado nesta segunda-feira, são 19.609. Em números percentuais, a cobertura passou de 20,5% para 35,5%.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Almeida, comentou que, só nas escolas, cerca de 2 mil alunos já foram imunizados. Ela, porém, creditou a vários fatores esse aumento na cobertura vacinal

“outros fatores também estão influenciando nisso. Provavelmente o final do ano letivo, os adolescentes terminando as provas e também essa campanha intensa dos adolescentes se vacinarem e insistindo para que eles procurem a vacinação”

Já na faixa etária dos 15 aos 17 anos, também houve crescimento, mas em menor escala. De uma semana para a outra, o aumento foi de 12,21%, subindo de 25.116 para 28.185 pessoas imunizadas. O percentual de cobertura completa passou de 45,1% para 50,6%.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica ressaltou a importância da vacinação nesse período de início de férias em que muitos adolescentes acabam viajando para outros estados em que a cobertura vacinal não está avançada.

“O Estado de SP está em uma situação muito boa em termos de cobertura vacinal mas que a gente ainda tem locais fora do Estado de SP que a cobertura não está tão boa e tem a possibilidade de as pessoas estarem infectadas e esses adolescentes adquirirem a infecção.”

Valéria de Almeida lembrou todos os pais de adolescentes e a população em geral que as doses de reforço seguem sendo agendadas para quem já tomou alguma das vacinas há, pelo menos, quatro meses.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.