Ouça ao vivo

Vacinação faz dados da covid-19 despencarem em Campinas

Reprodução / PMC

A Prefeitura de Campinas divulgou dados da cidade relacionados à covid-19 ao longo de 2021. Esses dados indicam claramente a queda dos casos e óbitos pela covid-19 conforme a vacinação avançou. A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas, Andrea Von Zuben, deu um exemplo, comparando a pior semana da pandemia na cidade, no mês de março, com o momento atual. “Dessa pior semana com 4.288 casos a gente tem hoje 53 casos, sendo somente 19 internados, sendo 4 em UTI e 15 em enfermaria, uma diminuição de 98,8%”.

Outro indicativo é a queda de pacientes com sintomas respiratórios transferidos para pronto atendimento ou pronto-socorro. Eram 181 na décima segunda semana epidemiológica, no final de março, e na semana de número 49, em dezembro, este número caiu para 9 – uma redução de 95%.

Houve queda significativa também no número de testes PCR realizados a cada semana. A redução chega a 70% no comparativo do final de março com o início de dezembro. Eram mais de 5,1 mil testes por semana, e agora são cerca de 1,5 mil. Houve ainda a queda do índice de testes com resultado positivo, que atualmente está em 2%.

Também foram atualizados os números da vacinação. Mais de 93% dos moradores de Campinas já estão com a imunização completa. São 946 mil pessoas na cidade que receberam as duas doses ou dose única de um dos imunizantes contra a covid, número exaltado pelo secretário de Saúde, Lair Zambon. “Esses números são espetaculares, são publicados em qualquer lugar do mundo, Campinas está igual qualquer lugar do mundo avançado em vacina, mas nós temos de ter cautela pois essa doença tem imprevisibilidade, neste final de ano evite aglomerações”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.