Ouça ao vivo

Cidades da região contabilizam os prejuízos causados pela chuva

Foto: Arquivo /Prefeitura de Capivari

A forte chuva que atingiu a região no último final de semana deixou um rastro de destruição em municípios. Cidades como Monte Mor, Capivari e Rafard, por exemplo, contabilizam os prejuízos causados pelos temporais e se preparam para mais problemas nas próximas horas. Nos três municípios, famílias precisaram ser retiradas às pressas de suas próprias casas e ruas e avenidas ficaram debaixo d’água.

Em Monte Mor, foram 150 famílias desalojadas após o período de chuvas intensas registradas na região neste final de semana. A maioria delas foi para a casa de parentes. 20 pessoas precisaram ser alojadas pela prefeitura. Além disso, três pontes foram destruídas e outras três danificadas na zona rural da cidade.

O secretário de obras de Monte Mor, Alexandre Campos, disse que nunca viu uma situação tão grave assim no município. “Nós fomos atingidos aqui por uma grande enchente, um grande volume de água, que caiu na área de Campinas. E esse volume desceu todo aqui para a gente, através do Rio Capivari. E falar para você, em 46 anos que eu estou no município, é a maior (enchente) que eu vi até hoje. Atingindo muitos bairros”, afirma.

Em Capivari, a situação também é preocupante e pode piorar nas próximas horas. A vazão do Rio Capivari deve aumentar 300 milímetros ainda nesta segunda-feira, 31, o que vai causar mais transtorno à população. Além disso, é esperado um volume de até 45 milímetros de chuva no período. De acordo com o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, a tendência é de aumento no volume de água do rio ainda nesta noite, o que deve causar novos pontos de alagamentos.

Ele afirma que a Defesa civil já está mapeando essas áreas e retirando as famílias que estão em locais apontados como de risco. Com a chegada desse volume de água, os pontos que podem ainda receber e que as pessoas ainda tenham que ser retiradas de suas casas, a Defesa Civil já está fazendo a orientação para a gente retirar antes. Com relação à parte de trânsito, deve retornar o alagamento até o final do dia”, disse. Capivari está em situação de emergência e registrou 67 pessoas desabrigadas, que foram levadas para abrigos municipais. Até agora foram 500 casas atingidas, com 400 pessoas desalojadas.

O governo do estado anunciou o repasse de R$ 1 milhão para a recuperação dos prejuízos causados pela chuva nas cidades de Monte Mor, Capivari e Rafard. Porém, não foi informado quando a verba estará disponível e nem como ela será usada pelas administrações municipais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.