Ouça ao vivo

Com alta nos casos de covid, internações são cinco vezes menor em Valinhos

Foto: Reprodução/Câmara de Valinhos

O número de novos casos de covid-19 em Valinhos registrado neste mês de janeiro é o maior até aqui, sendo o dobro dos registros de março do ano passado, quando o país era assolado pela segunda onda da pandemia. Naquele mês de 2020, eram computados, em média, 64 novos casos da doença por dia, sendo que 139 pacientes estavam internados nos leitos de UTI covid e enfermaria dos dois hospitais da cidade. Agora, a média diária de novos casos é de 120, quase o dobro do que era registrado numa das piores fases da pandemia.

Se as internações fossem proporcionais, seriam 280 pacientes ocupando os leitos de internação, mas este número chega a ser cinco vezes menor. Mesmo com a alta de novos casos, são 52 internações, menos da metade do que o registrado em março de 2020. Segundo o secretário de saúde de Valinhos, Luiz Gabriel Signorelli, essa redução é motiva pela alta taxa de vacinação na cidade, já que 99% das pessoas com idade acima de 12 anos estão com, pelo menos, uma dose.

O problema é que com um número cada vez maior de contaminações, consequentemente vai aumentando o número de internações, mesmo que os casos sejam de menor gravidade. Elas acontecem em menor gravidade. Tanto por causa da característica do vírus, quanto pela vacinação. O que se sabe hoje, que é compatível com nossos números: a ômicron, comparada com a variante delta, ela tem um índice de internação quatro vezes menor. Então quando você tem quatro vezes mais casos, a gente tem um número de internações igual. É o que está acontecendo hoje Os números mostram isso para a gente”, afirma.

Outro problema que o sistema de saúde do município passa diz respeito ao aumento das infecções envolvendo os profissionais que atuam na linha de frente, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. O secretário de saúde de Valinhos, Luiz Gabriel Signorelli afirma que esta é uma realidade do município. Você tem hoje, uma maior preocupação com a parte laboral. Com o afastamento das pessoas dos postos de trabalho, por conta da doença.

No balanço apresentado pela Vigilância Epidemiológica de Valinhos nesta terça-feira, 25, foram 381 novos casos de covid-19. Desde o início da pandemia, 442 pessoas morreram na cidade em decorrência da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.