Ouça ao vivo

Doria critica Governo Federal por falta de transparência na divulgação de dados da covid-19

Foto: Henrique Bueno

Em visita à região de Campinas, o governador de São Paulo, João Doria, criticou o Governo Federal pela retenção dos dados da covid-19. O problema começou há cerca de um mês, após um ataque hacker ao Ministério da Saúde ter provocado m apagão nas informações oficiais da pandemia no Brasil. E isso acontece num momento ruim para o país, que sofre as consequências de uma nova onda da variante ômicron, que eleva casos e hospitalizações em todo o território nacional.

O ataque cibernético aconteceu no dia 10 de dezembro, quando o sistema de notificação de casos leves, o sistema de informação do programa nacional de imunização, o sistema de registro de hospitalizações e mortes, além do Conecte-SUS ficaram fora do ar. O Governo Federal afirmou que todos os sistemas já foram restabelecidos, mas os governos estaduais, municipais e especialistas da área apontam instabilidades da plataforma, deixando o número real de novos casos, mortes, hospitalizações e de vacinados desconhecidos..

O governador de São Paulo, João Doria, não poupou críticas ao Governo Federal e disse que o Ministério da Saúde usa de desculpas para sonegar dados da pandemia no Brasil. “Já há três semanas que nós não temos dados de covid-19 do Governo Federal. Simplesmente sonega dados. Diz que tem problemas técnicos, mas quase um mês sem informações numa crise sanitária dessa dimensão, que já levou a vida de 620 mil brasileiros. Não é razoável que o Ministério da Saúde não tenha dados diante de uma pandemia que já ceifou a vida de 620 mil brasileiros”, afirmou.

Doria disse ainda que em São Paulo há transparência na divulgação dos dados da pandemia, que podem ser acessados por qualquer cidadão. O governador de São Paulo reconheceu que o sistema de notificação estadual também já passou por problemas, mas sempre houve esforço para informar corretamente a população. “O governo do estado tem os dados, fornece os dados. Já teve circunstancialmente momentos onde isso teve represamento. Mas nunca deixou de informar e dar transparência aos dados da covid e continuará a fazê-lo. E faz isso online. Nós temos inclusive o vacinômetro, onde as informações são atualizadas a cada 15 minutos”, garantiu.

O Ministério da Saúde divulgou uma nota neste final de semana onde afirma que todas as plataformas de notificação foram restabelecidas ainda em dezembro, possibilitando a inclusão de dados por estados e municípios. Ainda de acordo com a nota, alguns dos dados lançados podem não constar nas interfaces dos sistemas, mas todas as informações podem ser registradas pelos gestores locais e, assim que a integração de dados for restabelecida, os registros poderão ser acessados pelos usuários.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.