Ouça ao vivo

Educadores de Campinas realizam manifestação por abono educacional

Foto: Enzo Urnhani

Educadores fizeram uma manifestação nesta quinta-feira, 20, nas escadarias da prefeitura de Campinas. Eles pediam o abono gerado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, e o reconhecimento das monitoras da rede infantil.  

Esse ato contou com cerca de 50 profissionais. Além da presença do vereador Gustavo Petta, do PCdoB, que afirmou que os pedidos são legítimos. “São reinvindicações legítimas. São reinvindicações, primeiro, para um abono educacional gerado pelos recursos do Fundeb, muitos municípios deram esse abono como uma forma de reconhecimento do trabalho dos educadores durante a pandemia. Há uma reinvindicação, também, das agentes e monitoras da educação infantil que lutam pelo reconhecimento dentro da carreira da educação no magistério.”

A monitora da rede infantil e participante do movimento, Andreia dos Santos, acredita que haja uma desigualdade na questão salarial dos educadores. “A gente trabalha em salas lotadas, mas damos o melhor de nós nesse trabalho. A maioria dos monitores e agentes da educação infantil têm formação, e a gente precisa ser valorizado. Dentro dessa sala de aula existem dois profissionais, o que é remunerado com uma remuneração bem maior e o outro com uma remuneração menor, mesmo realizando a mesma função.”

Após o ato, o grupo seguiu para uma reunião com vice-prefeito da cidade, o Wandão, para que as negociações fossem encaminhadas. Vale lembra que o prefeito de Campinas, Dário Saadi, não pôde participar por estar com suspeita de Covid.  

Procurada, a Secretária de Educação informou que estão acolhendo os pedidos e estudando o caso.  

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.