O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (5) que já tem definido o plano de vacinação contra a covid-19 para crianças com idades entre cinco e 11 anos. Segundo o Governador, João Doria (PSDB), o estado tem capacidade de iniciar imediatamente a aplicação da primeira dose em todas as 4,3 milhões de crianças dessa faixa etária, e isso poderá ser feito ao longo de três semanas. “Este plano estabelece uma capacidade de vacinação de 250 mil crianças por dia no estado, o Governo do Estado elaborou um plano de vacinação com pelo menos uma dose a todas as 4,3 milhões de crianças desta faixa etária no período de três semanas”.
O Estado afirma estar pronto para iniciar a imunização das crianças, e que isso depende apenas do envio de doses da vacina infantil da Pfizer por parte do Ministério de Saúde. “Ou que autorize o Governo do Estado de São Paulo assim como outros 26 governos a comprarem a vacina da Pfizer já que, neste momento, por contrato com o Ministério da Saúde não pode vender a outros entes públicos além do próprio ministério”, completa Dória. Em outra frente, o Butantan trabalha para que a Anvisa autorize o uso emergencial da Coronavac no público infantil. Já há 12 milhões de doses disponíveis para esta finalidade.
O estado definiu também um grupo de prioridade, que iniciaria a vacinação. São 850 mil crianças de cinco a 11 anos com comorbidades, deficiência, ou que são indígenas ou quilombolas. Na sequência seriam imunizadas as outras quase 3,5 milhões de crianças.
O estado dispõe de 5,2 mil postos de vacinação, e afirma que a capacidade de vacinar 250 mil crianças por dia não interfere na capacidade de vacinar adultos. Uma das estratégias adotadas pelo estado é a vacinação nas escolas. O Secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares, citou o exemplo de Campinas como bem sucedido ao adotar essa estratégia. “A gente tem o exemplo de Campinas, a cidade em dezembro foi para dentro das escolas, e a prefeitura tinha 11.344 jovens de 12 a 14 anos vacinados, no dia 3 de janeiro subiu para 27 mil pois no mês de dezembro a vacinação foi feita em parceria com as nossas escolas, um modelo muito eficiente com 143% a mais de vacinação”. Além de Campinas, outras oito cidades do estado adotaram esta medida, incluindo Nova Odessa, na Região Metropolitana de Campinas.
Segundo dados do governo estadual, desde o início da pandemia foram registradas no estado mais de 2.500 internações de crianças em estado grave devido à covid-19, e 93 delas morreram.