Ouça ao vivo

Frequentadores da Pedreira do Chapadão se preocupam com quedas

Foto: Arquivo/Guilherme Pierangeli

A tragédia ocorrida no último sábado em Capitólio, Minas Gerais, chocou todo o país, e também deixou uma dúvida no ar: Qual o nível de segurança de pontos turísticos em que há grandes paredões de pedra? Em Campinas alguns frequentadores da Pedreira do Chapadão demonstraram preocupação diante do tema. Aristides de Jesus e Maria Rosangela são casados, e praticam caminhadas no local frequentemente. Eles afirmam que já se preocupavam com esse tipo de risco no local antes mesmo do ocorrido em Capitólio. “Várias partes estão com fissura, tem que fazer uma análise bem detalhada, houve uma queda de terra, e as árvores ficam com as raízes de fora, a Defesa Civil esteve aqui, chamamos eles no local, essa árvore se não tomar providência vai desbarrancar toda”

O dentista Aldo Handa também demonstrou receio diante do possível risco, que até então passava desapercebido. “Se a gente for ver não tá nítido, alguma fissura na parte de trás, alguma erosão que pode acarretar algum acidente”, observa.

Foto: Guilherme Pierangeli

Há pontos da Pedreira em que existem visíveis fissuras nas pedras. Até por conta disso, há locais do parque com placas de aviso sobre o risco da queda de pedras, que visam orientar os frequentadores para não se aproximarem tanto dos paredões.

O Professor de Geologia da Unicamp, Jefferson Picanço, acredita que seria prudente a Pedreira do Chapadão passar por algum tipo de inspeção. “Quando vai lá você observa pequenos bloquinhos caindo, com certeza você tem de dar uma olhada ali, ver como se formam os blocos, a dinâmica desse maciço rochoso, e você tomar as providências, com certeza”.

A CBN questionou a Prefeitura sobre se, após o ocorrido em Capitólio, haverá algum trabalho específico de prevenção na Pedreira do Chapadão, e a a Secretaria de Serviços Públicos respondeu que as formações rochosas do Capitólio e da Pedreira do Chapadão são diferentes, e não oferecem o mesmo tipo de risco.

A pasta informou ainda que o local é sinalizado com placas que informam que as pessoas não devem se aproximar do paredão, já que pode haver queda de pequenas pedras, por isso é importante que as pessoas respeitem o distanciamento, para evitar acidentes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Incêndio atinge empresa de recicláveis em Santa Bárbara d’Oeste

Na manhã deste sábado (25), equipes do Corpo de Bombeiros fazem rescaldo de um incêndio de grandes proporções que atingiu um comércio de sucatas, no bairro Distrito Industrial 1, em Santa Bárbara d’Oeste, na noite de sexta-feira (24). As chamas já foram controladas. Não há registro de vítimas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.