Uma pesquisa com 81 hospitais privados no estado constatou o aumento na ocupação de leitos exclusivos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19. 80% das unidades questionadas responderam que o coronavírus está novamente levando às pessoas à terapia intensiva. E o índice de ocupação das vagas disponíveis está em 40%.
A tendência de queda nas internações observada desde outubro do ano passado teve uma reversão logo após o período das festas de fim de ano. É preciso considerar também que houve diminuição de leitos disponibilizados para Covid desde o final do ano passado quando as internações em UTI caíram drasticamente.
De qualquer forma, o presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, Francisco Balestrin, demonstra preocupação com o atual cenário e que a expectativa era outra.
Sobre a reposição de estoques de testes para Covid-19 e Influenza, 72% dos hospitais relataram dificuldades. E esse é um ponto importante no combate à pandemia. O presidente do Sindhosp, Francisco Balestrin, lembrou que sem teste uma pessoa contaminada não vai saber sobre a infecção e estará contribuindo para a proliferação.
A pesquisa aponta que 48% dos pacientes Covid internados em UTI estão na faixa etária dos 60 a 79 anos e 34% de 30 a 50 anos.