Ouça ao vivo

Imóveis fechados na Rua Tomás Alves preocupam comerciantes

Foto: Valéria Hein

A Rua Tomás Alves, no centro de Campinas, tem praticamente dois quarteirões, entre duas praças, o Largo das Andorinhas e a Praça Bento Quirino. O que chama a atenção, é que neste pequeno trecho, cerca de quinze imóveis estão fechados, com placas de venda ou de aluga-se. Este tradicional centro de compras, que atende a um público diferenciado, já foi conhecido como a Rua Augustinha de Campinas.

No entanto, os comerciantes contam que desde as manifestações de 2012, quando as lojas foram depredadas e saqueadas, a Rua Tomás Alves nunca mais foi a mesma. Os comerciantes alegam que essa situação não se deve apenas à pandemia, mas ao abandono do centro por parte das autoridades policiais e municipais.

Com lojas fechadas, a rua fica triste e com pouca movimentação. Lenita Prado tem uma loja de roupas e gostaria de ampliar o atendimento. “Mas, me sinto insegura em horários com pouco movimento”. Cláudia Paliota também conta que precisou reduzir o expediente de funcionamento, abrindo mais tarde e fechando mais cedo. “Há receio da criminalidade, com a rua deserta”.

Luiz Fernando Bueno que tem uma cafeteria na Rua Tomás Alves, em frente ao Largo das Andorinhas, conta ser triste ver tantas lojas fechadas. “É preciso incentivo fiscal e linhas de crédito para ajudar o Comércio a se manter no local, já que muitos têm migrado para outros bairros por causa da degradação do centro”.

A Prefeitura de Campinas informou que elabora um projeto de revitalização do Centro, que inclui a possibilidade de incentivos fiscais, com parcerias entre setores público e privado, redução de taxas e impostos. Relacionou entre as ações já iniciadas, a recuperação do pátio da ferrovia, com revitalização de prédios históricos e instalação de empreendimentos culturais e de lazer.

Outra iniciativa é a reforma já anunciada de requalificação da Avenida Campos Sales. Com relação à segurança, informou que a Guarda Municipal realiza diuturnamente o patrulhamento na região central da cidade. As operações foram intensificadas durante a Operação Natal e serão reforçadas novamente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.