Ouça ao vivo

Mesmo mais brandas, novas medidas restritivas desagradam bares e restaurantes

Foto: Flávio Botelho/ Arquivo CBN

Após a disparada de novos casos de covid-19 em todo o Brasil, algumas cidades da região administrativa de Campinas voltaram a adotar medidas restritivas que impactam o setor de bares e restaurantes. Casos de Amparo e Serra Negra, por exemplo, que limitaram o horário de funcionamento do setor para até às 22h, com tolerância de uma hora.

A mais recente a adotar medidas restritivas foi Valinhos, que, dentre outras ações, determinou que bares e restaurantes mantenham distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, e que somente atendam o público que estiver sentado. A Prefeita da cidade, Capitã Lucimara, do PSD, explicou a mudança nas medidas em relação às ondas anteriores da covid-19. “Não são os bares e restaurantes onde as pessoas estão sentadas e devidamente distanciadas, não é este o problema, o problema são as aglomerações como churrasco com todas pessoas comendo, sem máscara, então por isso a consciência da população é muito importante”, argumenta.

O Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, na Região Metropolitana de Campinas, Matheus Mason, afirma que as medidas trazem preocupação para o setor, mesmo sendo mais brandas em relação às adotadas anteriormente na pandemia. “Na verdade o setor não entende como um alívio não ter o fechamento pois uma medida como essa não faz sentido no momento atual da pandemia, cenário totalmente diferente do que há um ano e meio, e mesmo sendo mais leves estão impactando um setor que está em frangalhos, com movimento até 20% do que era pré-pandemia”.

O maior receio dos empresários do setor é que medidas mais rígidas voltem a ser tomadas, como o fechamento temporário dos estabelecimentos. “Principal temor são medidas mais restritivas que possam acabar com essa recuperação do setor, elas se mostraram inócuas durante muitos momentos da pandemia, houve falta de planejamento para pegar esse pico da curva que já sabia que ia acontecer, a gente viu isso na Inglaterra e na África do Sul”, afirma Mason.

As medidas adotadas por Valinhos já entraram em vigor na última sexta-feira (28).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.