Moradores de bairros rurais como Carlos Gomes, Monte Belo e Gargantilha, em Campinas, cobram melhorias na estrutura da região. Jonatas Costa, morador do Gargantilha, reclama que os moradores pagam IPTU, mas não tem o retorno necessário. “Só que agora eles estão cobrando IPTU, aí vem a taxa maior de IPTU, tudo bem, o pessoal tá pagando, só que a situação é precária, porque não tem nenhum benefício para o bairro”, diz.

Uma das principais reclamações é em relação ao Centro de Saúde Carlos Gomes, que atende a região. O local passou por uma reforma iniciada em 2016, foi reaberto, mas fechou novamente devido à novos problemas na estrutura do telhado.
O atendimento foi transferido de forma temporária para uma igreja no bairro Gargantilha, e duas vezes por semana os profissionais também atendem no Recanto dos Dourados. Agora os moradores aguardam a conclusão da locação de um novo imóvel para funcionamento da unidade.
A Secretaria de Saúde informou que a situação é provisória, e que aguarda a documentação do proprietário para que o contrato de locação do novo prédio do CS Carlos Gomes seja assinado, e que assim que a assinatura acontecer, o local passará por adaptações, e a unidade passará a funcionar em novo endereço.
Outra reclamação é em relação ao fornecimento de água para bairros como o Gargantilha, que se dá por meio de caminhões pipa. Os moradores pedem a instalação de uma caixa d’água e de encanamento. A Sanasa informou que em relação ao fornecimento de água, o projeto executivo já está pronto e encontra-se agora na fase de licenciamento ambiental. A previsão é que até abril a Sanasa dê início ao processo licitatório para a execução da obra.

As vias do bairro são outro problema, já que a maior parte não tem asfalto, e sim, terra batida ou cascalho. “São as ruas que estão em situação precária, os carros não conseguem andar direito, as chuvas vão fazendo os buracos, os ônibus quebram, em dia de barro o carro atola”, afirma Costa. A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que está desenvolvendo um projeto para pavimentação da rota de ônibus da região, e que a população foi avisada uma reunião com 150 moradores.
Sônia Peres, presidente da associação de moradores dos bairros Carlos Gomes e Monte Belo, afirma que o diálogo com a prefeitura melhorou, e alguns problemas de fato estão perto de uma solução, embora outros ainda persistam. Ela afirma que, além do trabalho da prefeitura, é necessária uma maior participação dos moradores para solucionar os problemas da região. “Se a população se unir e cuidar melhor do bairro que ela mora, não jogar lixo na rua, na porta do vizinho, a gente tem muitas nascentes sendo soterradas pelos próprios moradores, moramos em uma área de preservação ambiental, então se cada um preservar a sua parte, nós vamos conseguir melhoras com certeza. Todo mundo tem que fazer a sua parte, a prefeitura tem de fazer a dela, mas a gente também, cabe a nós fazermos”.