Número de pedidos de atestados sanitários dispara em Campinas

Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu 1.903 pedidos de atestados sanitários de funcionários com sintomas gripais entre 1 e 12 de janeiro. O número já é mais de 10 vezes maior que o de solicitações feitas em dezembro, quando foram pedidos 150 atestados. Para pedir o atestado, que garante um período de afastamento do trabalho, o funcionário precisa estar com dois ou mais sintomas de síndrome gripal, como febre, coriza, tosse seca, nariz entupido, dor de garganta, dor no corpo, perda de olfato e perda de paladar.

A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, recomenda o atestado para quem tenha os sintomas, mas não necessite de atendimento médico. “Os sintomas são brandos, meu objetivo é ir lá só pra pegar o atestado? Procure pelo atestado sanitário que é válido para empresas e para todos os locais de Campinas”.

Os pedidos são avaliados por médicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Cerest, e caso o atestado seja emitido, ele é enviado por e-mail em até 24 horas para o trabalhador. “E é a forma mesmo de a gente diminuir a circulação das pessoas diminuindo a ida para Pronto-Socorro, para unidades básicas de saúde, e é feito totalmente online, e estamos inclusive aumentando a capacidade técnica e vamos facilitar o acesso pois hoje o número de pessoas procurando está muito grande.

Quem trabalha em Campinas e está com algum desses sintomas deve pedir o atestado pelo site covid-19.campinas.sp.gov.br/atestado-sanitario, ou pelo telefone do disk-saúde, o 160.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

Piracicaba oferece serviço gratuito para destinação de animais que morreram

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.