Campinas atualiza protocolos para trabalhadores da saúde com covid-19

Reprodução / Youtube

A Secretaria de Saúde de Campinas atualizou uma série de protocolos e notas técnicas vigentes relacionadas à procedimentos a serem adotados em caso de trabalhadores da saúde estarem com suspeita de covid-19. As alterações foram apresentadas pela Coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças da pasta, Daiane Morato, em uma transmissão do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde. “Quem deverá então ser afastado? O trabalhador sintomático ou assintomático com teste RT-PCR ou teste rápido positivo, o trabalhador sintomático independente de status vacinal ou diagnóstico prévio de covid-19 até que seja esclarecido seu diagnóstico, e o trabalhador com síndrome gripal deverá continuar afastado de suas atividades até 24 horas após não estar mais apresentando febre”.

Dependendo da situação, o trabalhador da saúde poderá retornar após cinco dias do início dos sintomas. “Para o trabalhador de saúde, se ele chegar no quinto dia e estiver assintomático ele pode realizar teste rápido de antígeno, se ele testar negativo, estando assintomático ele está apto ao retorno, se testar positivo ele continua em isolamento”. Nesse caso o trabalhador poderá retornar após o sétimo dia de início dos sintomas, desde que o teste dê negativo, e não apresente sintomas da covid-19. Caso os sintomas persistam, a pessoa deverá retornar após cumprir 10 dias de isolamento, e não apresentar mais sintomas.

Também foram apresentadas outras normas, dentre elas as condutas de afastamento para trabalhadores que tenham tido contato próximo ou domiciliar para pessoa com teste positivo para covid-19, como afastamento com acompanhamento durante 14 dias, e testagem no quinto dia após o contato com a pessoa infectada.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Piracicaba oferece serviço gratuito para destinação de animais que morreram

Emdec realiza operação de trânsito para o Pedala Campinas na Lagoa do Taquaral

Artur Nogueira inicia obras de recapeamento em ruas e avenidas da cidade

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.