Prefeitura fará novo viaduto em trecho da John Boyd sobre a Bandeirantes

Foto: Guilherme Pierangeli

A Avenida John Boyd Dunlop é a mais extensa de Campinas, e uma das mais movimentadas. Até por conta disso, trata-se de uma avenida na qual os acidentes são frequentes. Mas há um ponto específico que vem trazendo preocupação aos motoristas e aos moradores da região: O viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, conhecido como “Ponte da Bandeirantes”. O motivo é o crescimento de acidentes no local nos últimos meses.

Na quinta-feira, dia 6 de janeiro, um motociclista de 30 anos ficou em estado grave após um acidente envolvendo a moto dele e um carro. Exatos cinco meses antes, em 6 de agosto do ano passado, um acidente envolvendo um caminhão e duas motos matou uma mulher de 20 anos e deixou um homem ferido. Houve ainda outro acidente em 10 de novembro do ano passado, quando um carro bateu em um poste e os dois ocupantes ficaram feridos.

As obras do BRT mudaram totalmente a John Boyd Dunlop, mas os problemas seguem ocorrendo nesse trecho, que está cada vez mais movimentado com a construção de novos empreendimentos imobiliários. E é isso o que vem sendo observado pelos motoristas e moradores e trabalhadores da região, como o Vital Nunes, que é frentista em um posto de combustíveis próximo ao viaduto. “Quase todo dia tem acidente aqui, pois essa marginal dá de encontro com a pista do meio, e quem tá no meio não para e acaba arrebentando, enquanto não tiver a abertura da ponte e abrir uma reta vai continuar tendo acidente sempre”, conta.

O motorista Paulo Henrique da Silva passa todo dia pelo local, e confirma que os acidentes são frequentes. “Tem um entroncamento de três faixas, tem um abuso de motoqueiros e carros, e vem acontecendo esses acidentes diariamente”

O arquiteto e urbanista, João Verde, afirma que não há outra alternativa se não a realização de uma obra que amplie as faixas disponíveis aos veículos no local. “Tem que ser feito uma outra ponte paralela, ou alargar pelos dois lados. Eu lembro que essa ponte foi feita quando a John Boyd era uma pista simples, depois ela foi duplicada e hoje tem praticamente mais de quatro pistas, então ela tem de ser restruturada para manter a mesma vasão, a mesma largura dos dois lados da pista, é uma obra imprescindível”.

Procurada pela CBN, a Prefeitura de Campinas enviou a seguinte nota sobre o assunto: “A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que o trecho citado possui plena segurança e toda a sinalização necessária. No entanto, é preciso que motoristas e motociclistas respeitem as regras de trânsito e de sinalização. No caso do acidente ocorrido na quinta-feira, houve imprudência do condutor. Ressalta-se também que no local haverá um novo viaduto, cujos projetos estão em fase final de aprovação. A construção será realizada neste ano para abrigar os corredores do BRT.”

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

Piracicaba oferece serviço gratuito para destinação de animais que morreram

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.