Preterido, HC da Unicamp espera por mais leitos em breve

Foto: Arquivo/CBN Campinas

São 54 leitos, entre enfermaria e UTI, voltados exclusivamente para atender casos Covid-19 na principal unidade hospitalar da região de Campinas. Todos ocupados. O Hospital de Clínicas da Unicamp é referência para várias cidades na busca por tratamento.

E o HC voltou a sentir a pressão com a variante ômicron. E fez um apelo ao governo do estado por mais recursos e leitos. Não foi atendido.

Na coletiva nesta quarta-feira, o Governo João Dória anunciou a abertura de 700 vagas em todo o estado, mas nenhuma foi destinada à região de Campinas. Hoje o Hospital de Clínicas tem 18 leitos de UTI para pacientes com Síndromes Respiratórias e precisa de mais.

A superintendente em exercício do HC, Elaine Ataíde, espera que o pedido seja aceito em breve pelo governo do estado.  Apesar da situação, a superintendente disse que o cenário da onda da ômicron é diferente. A maioria dos pacientes é vacinada e atualmente os profissionais do HC encontram os internados com reações mais leves à doença. Para Elaine Ataíde, o panorama está mais ligado à imunização do que à variante.

O HC da Unicamp enfrenta também outro problema e também relacionado à Covid. A unidade tem trabalhado com a rotatividade dos profissionais em função do afastamento por causa da doença ou de outras síndromes respiratórias.  Atualmente, somente a enfermagem tem cerca de 130 profissionais afastados.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

MP recebe denúncia contra guardas municipais de Americana por abuso de poder

Clientes de mecânicas relatam golpes com valores abusivos e serviços não executados

Centro de Saúde da Vila Perseu não abre nesta quarta para reparo elétrico

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.