Valinhos suspende racionamento com melhora dos reservatórios

Divulgação/Prefeitura de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos informou que suspendeu o racionamento no início da tarde desta quarta-feira. A cidade, com a melhora dos sistemas de armazenamento de água, saiu da bandeira vermelha, do Plano Municipal de Estiagem, e voltou à amarela. A decisão somente foi possível diante da atual situação identificada no Sistema de Abastecimento Público. 

Dados da Sala de Situação PCJ indicam que Valinhos acumula 93mm de chuva nos cinco primeiros dias do mês, representando 42% da média esperada para janeiro.  Com isso, Valinhos conseguiu recuperar os mananciais internos e poços. 

No caso dos represamentos de água bruta, as barragens estão de 70% a 100% de capacidade de armazenamento. A cidade também segue com captação de 250 litros por segundo no Rio Atibaia, que tinha 40m³/s, quase 9% acima da média.

Mesmo com o ‘respiro’ no Sistema de Abastecimento Público de Valinhos, o novo presidente do DAEV, Walter Gasi, reforçou que a continuidade da bandeira amarela dependerá, diretamente, do cenário de chuvas e também da ajuda dos moradores de Valinhos. “O uso racional da água e a educação sanitária são fundamentais no abastecimento. Por exemplo, não lavar carros, não lavar calçadas e tomar um banho com menor tempo”, explicou Gasi.

Com os índices atuais, Valinhos também não faz uso do suporte da Sanasa de Campinas de 25 litros por segundo na rede Jardim América I, por meio do acordo de compra de água a granel.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.