Ouça ao vivo

Aluno denuncia ausência de protocolos contra a covid na UNIP

Um aluno da UNIP, em Campinas, denunciou a ausência de protocolos de prevenção à covid-19 durante as aulas presenciais, retomadas neste ano na universidade. O problema seria comum a várias salas de aula, no campus que fica no bairro Swift. Segundo o estudante, existem algumas salas no subsolo da universidade que são fechadas, pouco arejadas e que comportam um número grande de alunos durante as aulas, impossibilitando a manutenção do distanciamento social.

Seriam mais de 70 alunos na mesma sala de aula. Além da ausência dos protocolos, o estudante reclama de uma suposta ineficiência do poder público, que não fiscaliza as universidades do município com a mesma frequência que vistoria as escolas das redes municipal e estadual. “Eu estudo na unidade da UNIP no Swift e com a volta às aulas presenciais, na minha sala tem cerca de 70 alunos, numa sala no subsolo, fechada e com pouca ventilação. E existem outras salas na mesma situação. Não estou vendo por parte do poder público o mesmo rigor que tem com as escolas do ensino fundamental e médio”, afirma.

Após ser alertada pela reportagem sobre a denúncia do estudante, a secretaria de saúde de Campinas enviou uma equipe para vistoriar as dependências do Campus da UNIP no bairro Swift. Em nota, a secretaria informou que a Vigilância Sanitária realizou inspeção na Unip nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, e não constatou nenhuma infração. Todas as salas de aula possuem janelas, ventiladas e abertas, inclusive as do subsolo. Bebedouros de pressão estão interditados para uso, conforme o protocolo. Nas salas que estavam em uso, todos os funcionários e alunos usavam máscaras. Além disso, os ambientes contam com álcool em gel e papel toalha disponíveis para uso. Todas as salas de aula têm portes médio ou grande, pé direito alto e corredores de fluxo de pessoas com a largura adequada. A universidade monitora a entrada de alunos para identificação de sinais e sintomas e conta com protocolo institucional de monitoramento de sintomáticos. Na universidade há avisos sobre covid em corredores e nas salas de aula.

Já a Unip se manifestou e informou que com as aulas presenciais está seguindo todas as determinações sanitárias, como aferição de temperatura, ampla oferta e disponibilização de dispensers de álcool em gel em todos os espaços comunitários dos campi e uso de tapetes sanitizantes nas entradas; A universidade informou ainda que adotou medidas de higienização e de limpeza de ambientes e estabeleceu um plano de comunicação e de ações educativas preventivas, voltadas ao público interno, e o permanente monitoramento das condições de saúde dos alunos, professores e colaboradores. A Unip reforçou que até o momento não recebeu reclamações dos alunos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.